Paralelamente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), junto com a Secretaria de Estado de Educação, por meio do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, vão promover ações de orientações sobre a vacinação contra o HPV, visto que o programa trabalha diretamente com os jovens nas escolas dos 141 municípios.
A nova caderneta do adolescente foi criada para apoiar no processo da autodescoberta como cuidados essenciais com o corpo, dúvidas frequentes, dicas de como evitar doenças, desenvolvimento, crescimento, entre outras, reconhecendo que os adolescentes e jovens são pessoas em desenvolvimento, o que demanda uma atenção especial ao conjunto integrado de suas necessidades.
Foram confeccionados aproximadamente 4 milhões de exemplares, a serem distribuídos em todo o Brasil. Para Mato Grosso o total a ser entregue será de cerca de 300 mil cadernetas, que serão repassadas para adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde, o que corresponde a população da faixa etária de 10 a 19 anos.
O Ministério da saúde fará a distribuição gradativa aos estados à medida que forem sendo entregues aos municípios, até atingir a totalidade de adolescentes e jovens de Mato Grosso, explicou a responsável pela Área Técnica da Saúde do Adolescente da SES, Cleidi Eliane de Souza.
Ambas conterão informações similares, porém alguns assuntos serão tratados de maneira específica para cada sexo. A elaboração dos dois guias (feminino e masculino), conforme Cleidi Eliane, servirá para dar subsídios ao atendimento dos adolescentes nas unidades de saúde, com a avaliação dos seus principais aspectos, como crescimento e desenvolvimento, bem como as mudanças na idade puberal. “Essa caderneta virá como um suporte para os serviços já instalados na área do adolescente. O material servirá como instrumento de trabalho para os profissionais da Saúde que atuam nessa área e para os próprios adolescentes”, finalizou a responsável técnica.
Assessoria