Cidades

Cacique da etnia Paresi morre com coronavírus em Mato Grosso

O cacique paresí Joãozinho Zonezokae, de 67 anos, morreu nessa quarta-feira (15) vítima do coronavírus (Covid-19) em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

Segundo o chefe da Casa de Saúde Indígena (CASAI), Carlito Okenazokie, a contaminação pelo novo coronavírus foi confirmada por meio de teste rápido.

Carlito lamentou a morte do cacique. Zonezokae que foi uma das lideranças da etnia e buscava os direitos do povo paresí.

Na terra indígena Rio Formoso, que fica a 70km do centro de Tangará da Serra, vivem 215 pessoas divididas em 8 aldeias.

As aldeias do povo Paresí, na região de Tangará da Serra foram fechadas para evitar a contaminação indígenas por Covid-19. A decisão atende a uma portaria da Fundação Nacional do índio (Funai).

Mortes de indígenas

No começo deste mês, o governo do estado decretou a formação de um grupo de trabalho central para desenvolver ações de monitoramento e estratégias para reduzir a propagação da Covid-19 nos territórios indígenas em Mato Grosso.

Em Mato Grosso, existem sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas: do Araguaia, Cuiabá, Kayapó-MT, Xavante, Xingú, Porto Velho e Vilhena. A etnia Xavante tem 209 índios contaminados pelo novo coronavírus e 23 mortos em decorrência da Covid-19.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.