O projeto é de autoria do deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) e será apresentado ao governador Silval Barbosa (PMDB), por meio do Secretário Estadual de Saúde, Mauri Rodrigues.
A justificativa do parlamentar é de que atualmente, em casos emergenciais, as crianças são encaminhadas ao Pronto Atendimento Municipal, sem nenhum diferencial no atendimento adulto e infantil. Além disso, o progressista pontua que na maioria dos casos não há pediatra de plantão.
A proposta também atende uma reivindicação antiga do presidente da Câmara Municipal, vereador Alvasir Alencar. Conforme indicação aprovada em plenário pelos demais vereadores, esse modelo de unidade de saúde faz parte das normas de tratamentos específicos e cuidados especiais com a infância e juventude.
“No atendimento realizado em Cáceres, crianças se misturam com portadores das mais diversas doenças, inclusive contagiosas, sem contar os constantes casos de pacientes vítimas de violência, as vezes em estado chocante, bem como encaminhados a partir dos presídios, esses acompanhados de policiamento fortemente armados”. O deputado argumentou que casos como este comprometem o emocional dos menores à espera do atendimento.