Um filhote de cabra nasceu com apenas um olho na Fazenda Brejinho, no município de São Joaquim do Monte, Pernambuco. Na propriedade vivem apenas 10 cabras e uma criação de gado nelore. Segundo Júnior Vieira, leitor que enviou as informações à Globo Rural, , a cabra sobreviveu apenas dois dias após o nascimento.
O caso é raro em caprinos, mas comum em outros animais de grande porte. De acordo com a EMBRAPA Caprinos e Ovinos, a ciclopia é um fenômeno muito raro em caprinos e mais frequente em bovinos e suínos. O defeito ocorre devido a uma má formação, na qual os olhos se fundem em um só e há um subdesenvolvimento ou não desenvolvimento do nariz.
O nascimento da cabra com um olho só pode estar associado à mutações genéticas, deficiência nutricional, aplicação de alguns medicamentos no terço inicial da gestação, intoxicação por agentes químicos, como contato com agrotóxicos ou plantas tóxicas. No Brasil existe a erva Mimosa tenuiflora (jurema preta) e nos Estados Unidos, a Veratrum californicum (veratrum).
A causa também pode ser o elevado grau de endogamia (parentesco próximo) ou consanguinidade. Nesse caso, seria necessário trocar de reprodutores para evitar a cobertura de parente com grande laço de sangue (netas e bisnetas, por exemplo). Para identificar o problema, indica-se entrar em contato com um médico veterinário que possa traçar um plano de ação para impedir novos casos.