Política

Caberá à História julgar Fidel, diz Obama

Caberá à História julgar Fidel, diz Obama

Responsável pelo degelo nas relações com Cuba, o presidente americano, Barack Obama divulgou uma nota sobre o falecimento do líder cubano

Responsável pelo degelo nas relações com Cuba, o presidente americano, Barack Obama divulgou uma nota sobre o falecimento de Fidel Castro na qual disse que caberá à História julgar Fidel – uma referência indireta ao discurso do líder revolucionário quando foi preso e julgado em Cuba pela ditadura de Fulgêncio Batista, intitulado "A História me absolverá". Obama lembrou do processo de reaproximação entre os dois países e ofereceu condolências ao povo cubano. 

"A história julgará o impacto dessa figura singular em seu povo e no mundo", disse o presidente americano. "Hoje oferecemos nossas condolências ao povo cubano. Nos dias pela frente, lembraremos do passado e do futuro. Os cubanos sabem que têm nos Estados Unidos, um parceiro."

Leia a íntegra da nota:

"Com a morte de Fidel Castro, estendemos a mão da amizade ao povo cubano. Sabemos que esse momento enche cubanos – em Cuba e nos Estados Unidos – de emoções poderosas que lembram as inúmeras maneiras que Fidel Castro alterou o curso da história de indivíduos, famílias e da nação cubana. A História gravará e julgará o impacto dessa figura singular em seu povo e ao redor do mundo.

Por quase seis décadas, a relação entre Cuba e os Estados Unidos foi marcada pela discordância política profunda. Na minha presidência, trabalhamos para deixar o passado para trás e buscar um futuro no qual a relação entre nossos países seja marcada não pelas diferenças, mas pelos laços em comum que temos como vizinhos e amigos: laços familiares, culturais, comerciais e humanos. Esse engajamento inclui a contribuição dos cubanos-americanos, que fizeram tanto pelo nosso país e se importam bastante com seus parentes em Cuba. 

Hoje, oferecemos as condolências à família de Fidel Castro e nossas orações ao povo cubano. Nos dias pela frente, lembraremos do passado e do futuro. Os cubanos sabem que têm nos Estados Unidos, um parceiro"

Estadão

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões