Opinião

CABELOS BRANCOS. COMO A NUTRIÇÃO PODE AJUDAR A RETARDAR-LOS

O processo de envelhecimento dos fios de cabelo é  individual  e está relacionado à carga genética, ou seja, o melhor medidor de tempo dos fios brancos é analisar em quanto tempo os antecedentes da família tiveram os primeiros cabelos brancos. A cor do cabelo depende da presença de melanina (um tipo de hormônio produzido por células chamada de melanócitos). Os melanócitos estão na raiz dos fios e atuam como uma fábrica do pigmento natural que dá cor aos cabelos. A produção de melanócitos dá-se somente na fase de crescimento dos cabelos e necessita da enzima tirosinase.  

O cabelo branco aparece porque ocorre um fenômeno anatômico chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina e a atividade da enzima tirosinase diminui. A melanina é encontrada sob diversas formas. Cabelos pretos e castanhos contêm eumelanina, um pigmento escuro. Ruivos e louros possuem um pigmento brilhante chamado feomelanina. É possível e comum ter a mistura desses dois pigmentos. O corpo humano não tem nenhuma fonte de melanina, como uma glândula, essa substância química é produzida em cada um dos folículos capilares, portanto cada fio de cabelo se torna branco individualmente. Devido às alterações hormonais, os cabelos vão passando de grisalhos até chegarem a ficar totalmente brancos.  

Pesquisadores da Holanda, Alemanha e Reino Unido vêm estudando uma forma de reverter o envelhecimento capilar. Segundo a pesquisa publicada pelo "Fabesb Journal", aqueles que ficam grisalhos desenvolvem um enorme estresse oxidativo epidérmico, através do acúmulo de peróxido de hidrogênio no folículo piloso, fazendo com que o fio perca sua cor de dentro para fora. E esse processo de envelhecimento pode ser retardado.  

Além da questão genética, em algumas ocasiões, o culpado dos fios brancos pode ser uma falha nutricional. Podem ocorrer, em alguns casos, a baixa ingestão de cobre ( um mineral), levando a um embranquecimento precoce dos cabelos. Para evitar o problema, basta ingerir alimentos que contêm o mineral como chocolate rico em cacau  e frutos do mar. Estressar-se também é uma forma de acelerar o embranquecimento dos fios, então manter a calma e serenidade são uma boa opção.  O fio branco não é um fio doente, ruim, nem menos liso ou macio que outros. Apenas os grânulos e pigmentos que antes davam cor aos cabelos, são substituídos por bolhas de ar. Isso faz com que fiquem mais grossos. Porém, depois de um tempo, eles voltam a ficar com a espessura normal.  

Entre os maiores vilões do cabelo saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (massa e pão branco) e o álcool. Eles elevam os níveis de insulina no sangue desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter um efeito negativo sobre os folículos capilares. A Pirroloquinolina quinona (PQQ) é uma vitamina do complexo B, com ação antioxidante muito mais potente que a vitamina C, que neutraliza os radicais livres superóxidos e os hidróxidos e diminuem o processo de envelhecimento capilar ( fios brancos). Podemos encontrá-la nos tomates, tofu, maçã, banana, pimenta.

Manter uma alimentação saudável com inclusão desses alimentos e praticar exercícios físicos são métodos para retardar o envelhecimento dos fios.     

Wania Monteiro de Arruda

About Author

Wania Monteiro de Arruda é nutricionista funcional, aficcionada em receitas saudáveis e saborosas, que divulga em seu site e no Insta

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do