Foto: Arquivo CMT
A CAB Cuiabá suspendeu o fornecimento de água para 86 bairros da capital, nesta quarta-feira (12), para a instalação de novos equipamentos na Estação de Tratamento de Água – ETA Tijucal. Essa é a primeira melhoria do sistema de filtragem que a concessionária realiza na Capital.
O investimento de R$ 2,5 milhões está no plano de melhorias do saneamento, o impacto se estenderá a uma área total de 55 mil unidades consumidoras atendidas pelo Sistema Tijucal, com uma população de 187 mil pessoas. ‘’ Esse sistema já existe no país, mas aqui em Cuiabá será inédito’’, fala o gerente operacional, Marcelo Yamasaki.
Estão sendo instaladas, 45 toneladas de novas tubulações, 400 metros de novos cabos para garantir a automação do sistema elétrico e 160 componentes. Segundo o gerente não terá nenhum acréscimo na conta do consumidor, apenas o previsto no contrato anual.
Para a realização dessa reforma foram necessários sete meses de estudo da região. "O principal objetivo é melhorar o sistema de lavagem de filtros. Isso vai gerar um ganho de sustentabilidade e produção. Com esse novo método não precisará pegar mais água do rio, porque melhorando o sistema de lavagem eu vou ter um aumento de eficiência nos filtros que vai gerar aumento em 5% de água produzida em números é 100 milhões de litros ao mês", explica o engenheiro de produção em água, Álvaro Camargo.
Para que a instalação de novos equipamentos na ETA Tijucal seja efetuada, será necessária a suspensão pontual dos serviços de abastecimento. Os trabalhos serão concluídos no dia 13 de agosto e o abastecimento será normalizado em até 72 horas, considerando o prazo técnico de pressurização de rede e chegada da água às torneiras dos mais diversos bairros.
Confira a lista completa dos setores de abastecimento que terão a suspensão temporária aqui.