A CAB (Concessionária e água e Esgoto) de Cuiabá é a líder nas reclamações do Procon estadual. Alvo de várias denúncias do portal Circuito Mato Grosso, a empresa que atende a população da capital saiu na frente até mesmo das reclamações com telefonia e energia. O dado alarmante foi divulgado nesta segunda-feira (16) no Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas.
O documento reúne as reclamações registradas no órgão fiscalizador, através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 01/01/2014 a 31/12/2014 e poderá ser consultado na íntegra no sítio da internet. O Procon Mato Grosso totalizou 14.741 atendimentos. Deste total, 2.959 são classificadas como reclamações fundamentadas, sendo 2.242 reclamações fundamentadas atendidas e 717 reclamações fundamentadas não atendidas.
Com relação aos fornecedores mais reclamados, em primeiro lugar ficou o grupo 'CAB Cuiabá'; em segundo lugar a 'OI'; em terceiro lugar o grupo 'City Lar'; em quarto lugar a 'Novo Mundo'; em quinto lugar a 'Casas Bahia/Nova Ponto.Com/Ponto Frio/ '; em sexto lugar a 'Claro'; em sétimo a rede 'Cemat/Energisa'; em oitavo lugar a 'Sansung'; em nono lugar a 'Romera Móveis e Eletrodomésticos' e em décimo lugar a 'Motorola Industrial'.
Em 2014, a área de 'Produtos' manteve-se em primeiro lugar no ranking de reclamações fundamentadas em Mato Grosso, com 46,5% das reclamações. O segundo lugar foi ocupado pela área 'Serviços Essenciais', com 24,5% das reclamações; o terceiro lugar pela área 'Assuntos Financeiros', com 12,3% das reclamações; em quarto lugar, 'Serviços Privados', com 11% das reclamações; em quinto lugar a área de 'Alimentos', com 3,2% das reclamações; em sexto lugar 'Habitação', com 1,4% das reclamações; e em sétimo lugar a área 'Saúde', com 1,1% das reclamações registradas.
De fato, as reclamações quanto aos serviços – ou a falta deles – prestados pela concessionária vêm liderando a lista das empresas mais reclamadas do Procon-MT, órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Propagada como solução para a precária administração feita pela Sanecap, a CAB consegue uma avaliação pior que a sua antecessora.
Em 2014, segundo ano de gestão da CAB, foram 3.297 registros de reclamações no órgão estadual de defesa do consumidor. Neste ano, somam-se 780 queixas, na maioria das vezes envolvendo cobrança abusiva ou indevida, reajuste abusivo e recusa injustificada em prestar serviço.
Cobranças abusivas – O Circuito Mato Grosso já denunciou o caso de Benedito Carlos Corrêa que está contestando judicialmente uma cobrança considerada indevida. Benedito guarda contas, laudos e comprovantes de pagamento que mostram o desrespeito por parte da concessionária de água.
Após cobrança abusiva, no valor de R$ 695,26 – resolvida após laudo técnico apontando um vazamento na rede de água do consumidor –, os problemas de Benedito com a CAB só aumentaram.