Política

Brunetto acusa Silval de ‘dar o golpe’ nos municípios

“Primeiro o Governo retira a responsabilidade dos municípios, alegando que eles não tinham gerido os equipamentos de forma eficiente. Aí, depois que está tudo deteriorado e que o Governo provou ser incompetente, quer devolver os equipamentos aos municípios novamente”, alegou o parlamentar.

Brunetto argumenta que desde que os maquinários foram “entregues” à Trimec – há dois anos –, o Estado não foi capaz de realizar a conservação dos mesmos. A situação deplorável dos equipamentos e a consequente deterioração das estradas foram, inclusive, noticiadas numa reportagem do Circuito Mato Grosso.

“Essa atitude de querer devolver algo completamente destruído é um golpe que o Governo quer aplicar nos municípios e ainda prova que o Governo não tem nem noção do que está fazendo, demonstra falta de planejamento, falta de rumo”, disparou o deputado.

O petista ainda assegura que muitos maquinários estariam sendo utilizados de forma indevida, em propriedades particulares, o que segundo ele seria motivo para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

“Infelizmente, eu não tenho força política suficiente para promover a instalação de uma CPI, mas vou lutar para que isso aconteça. É preciso saber de que forma esse processo foi conduzido, quanto foi gasto, quais são os resultados efetivos e analisar também se houve algum desvio de verbas públicas”, sugeriu.

O parlamentar ainda destacou que o péssimo estado de conservação dos equipamentos e a falta de infraestrutura nas cidades causam a insatisfação da população com os prefeitos e geram enormes prejuízos aos produtores do Estado.
 

Governo tomou os maquinários e agora quer devolvê-las totalmente sucateadas para os consórcios - Foto: Reprodução
Baiano sugere levantamento

Mais contido, o deputado Baiano Filho (PMDB) também defende cautela no repasse da administração dos maquinários, já que segundo ele muitos municípios não teriam condições de gerenciar os equipamentos, principalmente por conta da falta de manutenção dos mesmos.

“Eu até acredito que o repasse do gerenciamento dos maquinários para os municípios pode ser uma boa saída, o que não pode acontecer é no meio do jogo querer mudar todas as regras. É necessário primeiramente um estudo dos motivos que a administração do governo não conseguiu gerenciar estes recursos antes de transferi-los”, alerta.

O deputado ainda declarou que é necessária uma maior averiguação dos contratos em vigor, para apontar responsabilidades na gestão dos maquinários, já que em muitos municípios todas as máquinas estariam paradas por falta de manutenção.

“A situação tem que ser analisada com urgência para que se saibam os motivos que levaram a esta situação. E, a partir destes estudos, apontar as responsabilidades. Principalmente por que a empresa acusa o governo de falta de repasses e por sua vez o governo garante que os pagamentos foram realizados”, ponderou o parlamentar ainda completando que há mais de um ano vem alertando o governo para a falta de pneus e de manutenção dos equipamentos.

Mayla Miranda/Camila Ribeiro – Da Redação

Fotos: Reprodução

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões