Cidades DESTAQUE 2

Brigadista morre combatendo incêndio no Xingu

O brigadista Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, faleceu enquanto combatia os incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarina, localizada em São José do Xingu, a 1.200 km a nordeste de Cuiabá. O corpo de Uellinton foi encontrado na manhã desta segunda-feira (26), após estar desaparecido desde o domingo (25).

Uellinton fazia parte do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama e foi localizado a aproximadamente 1 km de uma linha de defesa contra o fogo. O brigadista havia sido contratado pelo PrevFogo em 2024, e anteriormente integrou a Brigada Pronto Emprego de Brasília. De 2021 até este ano, atuou como brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ibama lamentaram a morte de Uellinton por meio de suas redes sociais, expressando solidariedade e apoio à família do brigadista.

Este é o segundo caso de morte de um brigadista em menos de uma semana. Na última quinta-feira (22), Paulo Henrique Pereira Souza faleceu enquanto combatia um incêndio na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O incidente ocorreu quando as chamas, fora de controle, atingiram o caminhão-pipa em que ele estava, levando à sua morte trágica.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.