Cidades DESTAQUE 2

Brigadista maranhense de 26 anos morre ao combater incêndio florestal em Chapada dos Guimarães

Na tarde de sábado (14), uma tragédia abalou a região do Manso, em Chapada dos Guimarães. Lucas Bahia Medeiros, um jovem mecânico de 26 anos que recentemente havia se juntado às equipes de brigadistas, foi encontrado morto, com o corpo totalmente queimado. O incidente ocorreu enquanto ele participava das operações de combate a um incêndio florestal, a aproximadamente 65 km de Cuiabá.

De acordo com o relatório dos militares do Corpo de Bombeiros, Lucas foi descoberto em um estado carbonizado. A equipe estava no local para controlar os focos de incêndio que têm devastado a área durante esta estação seca.

A identificação da vítima foi confirmada pelos peritos da Politec e investigadores da Polícia Civil. Lucas havia sido contratado pela empresa J Y Agroflorestal para atuar como brigadista. A empresa, procurada para comentar o incidente, optou por não emitir declarações.

Um amigo próximo de Lucas, Laécio Barros da Silva, 33 anos, compartilhou que muitos em Açailândia, cidade natal de ambos, não sabiam que Lucas havia se mudado para Mato Grosso. “Ele trabalhava na oficina e eu na construção civil, a gente vivia na correria e não nos encontramos nos últimos meses”, disse Laécio, claramente abalado com a perda.

Após o resgate, o corpo de Lucas foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML) para as necessárias necrópsias e demais procedimentos periciais. O evento lança luz sobre os perigos enfrentados por brigadistas que se arriscam diariamente para proteger as florestas e comunidades locais dos incêndios cada vez mais frequentes.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.