De acordo com ele, foram adquiridas 835 câmeras de monitoramento, de um total de 1.600, que deverão estar em funcionamento até o final do ano e serão instaladas nas regiões centrais e demais regiões administrativas. O investimento nas primeiras 835 câmeras foi de R$ 26 milhões. Na segunda etapa do projeto, cuja licitação deverá ser autorizada nos próximos dois meses, serão adquiridas outras 765 câmeras.
“Essas câmeras ajudam muito no monitoramento de aglomerações e na vigilância de pontos onde o índice de criminalidade é mais elevado. Serve tanto como fator inibidor, como preventivo. Pessoas dispostas a cometer crimes têm mais cautela, como também ajuda na repressão, pois poderemos identificar autores de crimes por meio dessas câmeras”, disse o secretário.
Câmeras serão instaladas em locais estratégicos de passagem de público e turistas como aeroporto, rodoviária, setores hoteleiros sul e norte, Conic, Conjunto Nacional, Esplanada dos Ministérios e área central de Brasília, reforçando a segurança para a Copa do Mundo da FIFA 2014.
O secretário disse ainda que está sendo montado o Centro de Monitoramento e Controle, que funcionará na própria secretaria de Segurança, 24 horas por dia, com a presença de 60 policiais especializados.
“Teremos conhecimento, em tempo real, do local onde está havendo ocorrência policial, para enviar reforço, em qualquer lugar. Além disso, teremos centros de comando móveis nas diversas regiões administrativas, possibilitando, por exemplo, que o Batalhão do Paranoá tenha as imagens do que está acontecendo na própria cidade. Tudo isso funcionando até o final do ano”, informou o secretário.
Avelar também explicou o funcionamento do Grupo de Trabalho para Eventos Mundiais (GTMundi), criado pela secretaria de Segurança, e informou o reforço no policiamento para o ano que vem.
“Ele (GTMundi) tem feito permanente troca de informações com outros estados, órgãos federais e promovido eventos de capacitação de pessoal e são nossos representantes junto aos demais organismos internacionais de esporte que hoje funcionam no Rio de Janeiro, e também com a Secretaria Extraordinária da Copa. A troca permanente de informações do GTMundi com os demais órgãos de Inteligência Federal, do Exército e da Presidência tem sido constante e permite fazer uma avaliação para atuação preventiva a fim de evitar surpresas desagradáveis. Até o final de 2014 estaremos nos esforçando para aumentar o efetivo da corporação para garantir mais 3,5 mil policiais militares (que passará para 18 mil) e mais 3.029 policiais civis (passando para 8,5 mil)”, disse.
Portal da Copa