Nacional

Brasília pode entrar em estado de atenção no feriado de 7 de setembro

O Distrito Federal terá, no 7 de Setembro, umidade variando entre 70% e 20%. Com isso, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é a de que Brasília esteja em estado de atenção (umidade entre 30% e 21%) ou de alerta (entre 20% e 12%) – e não de emergência (abaixo dos 12%) – durante o Desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios.

“No início da manhã a umidade estará por volta de 70%. A partir das 11h começará a baixar, chegando ao menor índice às 16h, quando deverá ficar por volta de 20%. Não acredito que baixe muito além disso. Na pior das hipóteses estaremos em estado de alerta”, prevê a meteorologista do Inmet Ingrid Peixoto.

Na semana passada, a avaliação dos meteorologistas do Inmet era a de que havia riscos de a umidade ficar abaixo dos 12% na semana do 7 de setembro, o que poderia resultar em alerta vermelho e, consequentemente, na declaração de Estado de Emergência pela Defesa Civil.

Nessas situações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a interrupção total de qualquer atividade entre as 10h e 16h, em especial aulas de educação física, entregas de correspondência e coleta de lixo. Com isso, a preocupação dos meteorologistas era a de que a secura acabasse comprometendo as atividades comemorativas do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios.

A OMS recomenda também a suspensão de atividades que exijam aglomeração de pessoas em recintos fechados, como salas de aula e até mesmo cinemas. Ambientes refrigerados não são recomendados porque o ar-condicionado retira a umidade desses recintos, prejudicando ainda mais as pessoas. Também está entre as recomendações previstas para o estado de emergência a umidificação de ambientes internos, em especial hospitais e quartos frequentados por crianças e idosos.

Em situações mais amenas, o Inmet pode emitir alertas amarelo (estado de atenção) ou laranja (estado de alerta). No primeiro caso, quando a umidade relativa do ar está entre 30% e 21%, o recomendado é que as pessoas se protejam do sol; evitem exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; bebam mais água; e umidifiquem os ambientes.

O alerta laranja é emitido quando a umidade varia de 20% a 12%. Nesse caso, além do que é previsto pelo alerta amarelo, é recomendado que se evite aglomerações em ambientes fechados e que se umidifique olhos e nariz com soro fisiológico. O intervalo para que se evite exercícios físicos é ampliado para o período entre 10h e 16h.

Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, também do Inmet, não há previsão de chuva para esta semana no DF. “O céu estará de claro a parcialmente nublado, com névoa seca e temperatura máxima em torno de 28°, e mínima nos 14°”. Ele acrescenta que a umidade melhorou, na comparação com os dias anteriores. Carvalho acrescenta que a previsão do Inmetro para a semana tem uma margem de acerto alta, acima dos 90%.

Ele explica que, em geral, Brasília apresenta uma umidade mais alta do que a das demais regiões do Distrito Federal e do entorno. Isso acontece porque no extremo leste da cidade e em parte de Minas Gerais costuma haver umidade mais alta em função da circulação de “ventos em mais alto nível” [maior altitude] que trazem um pouco da unidade do oceano. Apesar da melhora em Brasília, a grande área central do país continua com baixa umidade.

Tradicionalmente, o evento inicia às 9h, na Esplanada dos Ministérios, com a chegada do presidente da República à tribuna presidencial. Ao longo do desfile haverá apresentações de militares, viaturas, cavaleiros e integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial. O tema deste ano é "Viva sua Independência".

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus