Bebê foi a 16ª escolha e a primeira do Boston Celtics e, após uma troca tripla envolvendo também o Dallas Mavericks, parou nos Hawks (a troca ainda será oficializada pelos times e só será confirmada no fim do draft, caso o atleta não seja envolvido em nova troca). O pivô vinha cotado pelos analistas americanos nas últimas semanas, e agora o que fica é a dúvida quanto ao seu aproveitamento na próxima temporada regular, já que "Bebê" renovou contrato com o Asefa Estudiantes, time da Liga Espanhola de basquete, até junho de 2015.
Já Raulzinho entrou na 47º chamada e foi escolhido diretamente pela franquia de Atlanta na segunda rodada, mas segundo o jornalsta Chris Vivlamore, setorista dos Hawks no Journal-Constitution, o brasileiro teria sido enviado para o Utah Jazz em troca de uma futura escolha de segundo round . Revelado pelo Minas Tênis Clube, por onde atuou durante quatro temporadas, o armador acabou contratado pelo também espanhol Gipuzkoa em 2011. Naquele mesmo ano, integrou o elenco que disputou os Jogos Olímpicos de Londres.
Os detalhes do novo vínculo de Lucas não foram divulgados, assim, pode ser liberado pela equipe de Madri para jogar na NBA desde já, ou até seguir no basquete espanhol no próximo ano, ganhando experiência para que seja utilizado pelo Atlanta Hawks ou outro time na sequência.
Nos bastidores, a informação é de que os Hawks, caso o jogador não seja envolvido em nova troca, deixarão "Bebê" mais um ano na Europa, para que ele acumule mais experiência. Assim, seu salário ficaria vago e seria usado pelo time no mercado de transferências.
Na quarta-feira, Lucas "Bebê", que passou pela seleção brasileira sub-19 no último Mundial, já havia falado da ansiedade em realizar o sonho de entrar na NBA.
– Passar pelo Draft e entrar na NBA é um sonho, espero que eu consiga realizar esse sonho, que não é só meu, mas de muitas pessoas que estão à minha volta – dizia Lucas.
O Boston Celtics já possui histórico com jogadores brasileiros. No draft do ano passado, a equipe selecionou o mineiro Fab Melo, de 23 anos. Antes de avançar para a NBA, Melo atuou por duas temporadas defendendo a Universidade de Syracuse. O paulista Leandrinho também vestiu a camisa dos Celtics na temporada 2012/2013, antes de seguir para o Washington Wizards.
Surpresa na primeira escolha
A grande surpresa da noite ficou por conta do primeiro escolhido no Draft. Pela primeira vez um canadense ficou com a primeira escolha: Anthony Bennett. Ele vai jogar pelo Cleveland Cavaliers, do brasileiro Anderson Varejão. O ala-pivô, que nas análises aparecia como o oitavo escolhido, tem 20 anos, 2,01m e atuava pela Universidade de Nevada. A segunda escolha foi o ala-armador Victor Oladipo, que vai atuar no Orlando Magic. O terceiro do Draft 2013 foi o ala Otto Porter, de 20 anos, que vai jogar pelo Washington Wizards.
Nerlens Noel, pivô cotado como a primeira escolha da noite, acabou caindo para a sexta opção, no New Orleans Pelicans. Uma lesão sofrida durante a "March Madness" , decisão do basquete universitário americano, pode ter sido fundamental para Noel não ser a primeira escolha do Cleveland Cavaliers.
A quarta escolha foi por Cody Zeller, escolhido pelo Charlotte Bobcats, de Michael Jordan. Ele será o terceiro irmão Zeller na NBA. Além dele, também jogam na liga americana Tyler Zeller, no Cleveland Cavaliers, e Luke Zeller, no Phoenix Suns. Giannis Adetokunbo, a 14ª escolha da noite, do Milwaukee Bucks, foi o jogador mais novo desse Draft, entrando na NBA aos 18 anos.
Veja abaixo os dez primeiros draftados em 2013
1º – Anthony Bennett (Cleveland Cavaliers)
2º – Victor Oladipo (Orlando Magic)
3º – Otto Porter (Washington Wizards)
4º – Cody Zeller (Charlotte Bobcats)
5º – Alex Len (Phoenix Suns)
6º – Nerlens Noel (New Orleans Pelicans)
7º – Ben McLemore (Sacramento Kings)
8º – Kentavious Caldwell-Pope (Detroit Pistons)
9º – Trey Burke (Minesotta Timberwolves, mas vai para o Utah trocado por duas escolhas)
10º – C.J. McCollum (Portland Trail Blazers)1
16º – Lucas Nogueira (Boston Celtics, indo para o Atlanta Hawks numa troca tripla)
47º – Raulzinho Neto (Atlanta Hawks, indo para o Utah Jazz em troca de uma futura escolha de segundo round)
Globoesporte.com
Foto: Getty Images