Mundo Tecnológico

Brasileiros criam mochila com skate motorizado para agilizar trajetos

 
A mochila é fruto de uma inspiração do administrador Hugo Dourado, cofundador e CEO da Movpak, que divide a empresa com outras três pessoas: os engenheiros elétricos Felipe Araújo e Daniel Reis, e o publicitário Ivo Machado. Ele se impressionou ao ver um gigantesco estacionamento de bicicletas quando viajava de trem entre a Bélgica e a Holanda, mas naquele momento percebeu que nem a magrela atende a pessoa completamente.
 
"Ela não funciona tanto, porque fica estacionada enquanto as pessoas continuam o restante do caminho a pé", disse ele ao Olhar Digital. "E na Holanda os apartamentos são muito pequenos, então as pessoas não sobem com as bicicletas, elas ficam amarradas nos postes pela cidade toda. Já a mochila sobe nas costas."
 
A lógica serve para cidades brasileiras, por isso o produto será vendido mundialmente. "Não dá para exportar só samba e futebol, o Brasil precisa exportar tecnologia também", comentou. Em São Paulo, por exemplo, metrô e trem só aceitam passageiros com bicicletas à noite e nos fins de semana. No ônibus? Nem pensar.
 
 
A ideia é que a Movpak ajude a diminuir a quantidade de carros nas ruas, impedindo que as pessoas os usem para ir a lugares próximos como a padaria ou o mercado da esquina. Ela também serve para levar de casa ao ponto de ônibus ou à estação de metrô, o que Dourado não vê como um extímulo ao sedentarismo.
 
A mochila pesa 7,7 kg e sua bateria recarrega em duas horas, bastando ligá-la a uma tomada comum; enquanto isso, também alimenta tablet e smartphone através de uma entrada USB. Ela vem com capa de chuva e sua parte exterior pode ser trocada, assim, se o tecido rasgar, o usuário pode colocar outro. E Dourado garante que a parte skate da invenção suporta asfaltos ruins e até pedras portuguesas.
 
No próximo dia 2 de setembro, a empresa colocará a Movpak no Kickstarter para tentar levantar US$ 100 mil e começar a produção. Os primeiros a encomendar levarão o produto por US$ 999, mas esse preço subirá um pouco quando a campanha de financiamento terminar. As entregas devem começar no meio do ano que vem.
 
Olhar Digital 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados