Esportes

Brasileiro Marcelo Medeiros vence primeira etapa do Rally Dakar nos quadriciclos

Bicampeão do Rally dos Sertões, mais tradicional rali do país, o brasileiro Marcelo Medeiros largou na frente entre os quadriciclos no Rally Dakar, que mais uma vez é realizado na América do Sul. A primeira etapa, nesta segunda-feira, foi entre Assunção, no Paraguai, e Resistência, na Argentina, com 39 quilômetros cronometrados, apenas.

Em sua segunda participação no Dakar – teve que abandonar a edição passada por problemas mecânicos na quinta etapa -, Medeiros, que é maranhense e tem 27 anos, cumpriu o trecho cronometrado em 32min53s. De cara, colocou mais de um minuto sobre o segundo colocado, o argentino Gastón González.

O Dakar só passou a ter a categoria quadriciclos quando passou a ser disputado na América do Sul, em 2009. Desde então, foram cinco títulos para a Argentina. Este ano, dos 37 inscritos, 22 são sul-americanos, a maior parte deles argentinos. Medeiros é o único brasileiro nos quadriciclos e compete com um veículo da Yamaha, como a maioria absoluta dos corredores.

LÍDERES – Entre os carros, a liderança é do catariano Nasser Al-Attiyah, que alcançou sua 27.ª vitória em etapas do Dakar, entrando no Top 10 de vencedores entre todas as categorias. Em busca do seu terceiro título – ganhou em 2011 e 2015 -, ele completou o trecho desta segunda em 25min41s. Em segundo chegou o espanhol Xavier Pons, que está em sua segunda participação, apenas.

Outros candidatos ao título ficaram entre os seis primeiros. O espanhol Nani Roma (campeão em 2014) terminou em terceiro, seu compatriota Carlos Sainz (campeão em 2010) foi o quarto e o sul-africano Giniel De Villiers (Top 4 nas últimas seis edições) fechou em quinto.

Em sua segunda participação no Dakar, apenas, o astro Sebastien Loeb, nove vezes campeão mundial de rali, aparece em sexto. Cyril Despres, penta entre as motos, é o oitavo em sua terceira edição entre os carros. Já o veterano Stephane Peterhansel, também francês, aparece numa modesta 12.ª colocação. Atual campeão, ele tem 12 títulos entre motos e carros e venceu 68 etapas.

Nas motos, a liderança é de Xavier De Soultrait, francês que está em sua terceira participação. Ele chegou dois segundos à frente do espanhol Juan Pedrero Garcia, enquanto o norte-americano Ricky Brabec é terceiro.

Diferente dos carros, a competição de motos começa sem grandes estrelas. Campeão em 2016, o australiano Toby Price é só o 17.º, a 1min25s do líder. Como o espanhol Marc Coma se aposentou e hoje é dirigente do Dakar, Nani Roma, Despres e Peterhansel estão entre os carros, Price é o único ex-campeão na prova.

Os demais brasileiros ocupam posições intermediárias. Ricardo Martins é o 54.º, Gregório Caselani o 57.º e Richard Lliter o 75.º entre as motos. Nos carros, Sylvio Barros foi o 21.º na primeira etapa, entre 75 competidores.

Fonte: SuperEsportes

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos