Mundo Tecnológico

Brasileiro Gustavo Caetano inova e é comparado a Mark Zuckerberg

Em 2007, com apenas 23 anos de idade, Mark Zuckerberg se tornou um dos bilionários mais jovens do mundo com o Facebook, empresa que ele construiu no dormitório da faculdade.

Zuckerberg é definitivamente um “ponto fora da curva” nos Estados Unidos, mas há uma abundância de jovens empresários em torno das empresas de tecnologia em todo o mundo que conquistaram sucesso semelhante.

O Business Insider, um dos maiores sites dos Estados Unidos especializados em negócios, trouxe uma lista de 9 jovens que são os “Mark Zuckerberg” de seus países. No Brasil, o site destaca o jovem Gustavo Caetano, de apenas 33 anos, fundador da SambaTech, maior plataforma de vídeos da América Latina.

Gustavo Caetano é mineiro, da cidade de Araguari. Em 2004, quando estava no último semestre do curso de Marketing no Rio de Janeiro e trabalhava na Unimed, ganhou um célular top de linha para os padrões da época: tinha tela colorida.

Um dia, quando esperava o horário do seu voo no aeroporto, Gustavo tentou baixar jogos para o seu novo celular colorido e viu que não havia produtos disponíveis. Foi aí que colocou em prática aquilo que aprendeu na faculdade: quando você quer alguma coisa que não existe, há aí uma oportunidade de mercado.

Depois de pesquisar sobre o mercado de games para celular nos EUA e Europa, Gustavo montou um plano de negócios e partiu para Londres, atrás de um produtor de jogos. O pessoal de lá gostou da ideia e topou distribuir o produto na América Latina. Nascia aí a Samba.

Com o primeir passo dado, faltava dinheiro para abrir a empresa. Como bom mineiro, Gustavo achou uma solução inusitada. Chegou para o pai e disse: “pai, me apresenta para um cara rico que eu quero abrir uma empresa”. Com o pedido atendido e o dinheiro no bolso, surgiu o primeiro escritório da Samba, num cômodo de 5m².

A partir daí, o sucesso foi enorme. A empresa tornou-se a fornecedora oficial de jogos para todas as operadoras de telefonia celular, do México para baixo, tendo escritórios no Chile e na Argentina.

Porém, em 2007, Gustavo percebeu que já não havia mais espaço para sua empresa escalar, já que outros concorrentes entraram no negócio e as próprias operadoras diversificaram seus fornecedores. Era hora de definir novos rumos para a empresa.

A aposta do jovem mineiro foi uma plataforma para gestão e distribuição de vídeos na internet. A troca de informações por streaming de vídeo era a tendência e o Gustavo enxergou isso cedo. Mais uma vez, a empresa antecipou uma tendência e transformou-se na maior plataforma de vídeos da América Latina, provendo soluções tecnológicas para todas as maiores emissoras de televisão do continente e tendo enormes empresas como clientes.

Pela sua trajetória empreendedora, Gustavo foi considerado como um dos jovens mais inovadores do mundo, foi eleito o melhor fundador de startups do Brasil pela TWN e recebeu o prêmio de Empreendedor do Ano oferecido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Toda a capacidade inovadora de Gustavo Caetano pode ser compreendida pela palestra que ele foi convidado a ministrar na Nasdaq, mercado de ações eletrônicas de Nova York. Na plateia, fundadores das maiores empresas de tecnologia do planeta, como Google, Dell e Facebook.

Gustavo esteve presente no último Demo Day do StartSe, onde ministrou palestra para os empreendedores que apresentaram os pitchs para investidores.

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados