Na apresentação, oito artistas formam uma espécie de candelabro ou lustre, suspensos apenas pelos cabelos Uma plataforma que era elevada e suspendia as artistas caiu, lançando as oito no chão e ferindo um dançarino que estava embaixo.Segundo Gustavo Torres, primo de Dayana, a jovem de 22 anos foi submetida a uma cirurgia na coluna e se recupera bem. Ela deverá ainda ser operada em uma das mãos que sofreu uma cirurgia.
Stefany Neves, de 19 anos, sofreu fraturas nos dois tornozelos, no fêmur e teve o fígado perfurado por uma costela. Segundo sua irmã, Renata Neves Bezerra, a jovem já passou por uma cirurgia ainda no domingo, na qual a hemorragia no fígado foi contida, e será operada novamente nesta segunda.
Pela manhã falamos com ela no telefone, ela estava bem, disse que não está sentindo dor porque está medicada. A voz dela estava calma, serena, passou bastante tranquilidade para a gente, contou Renata ao G1.Elas estão todas sendo muito bem assistidas, eles [o circo] entram em contato conosco por telefone, estão dando tudo o que precisam.Uma terceira brasileira, Widny Neves, também está entre as artistas hospitalizadas. Em sua página do Facebook, Widny diz ter estudado educação física em Joinville, Santa Catarina. O G1 procurou os pais da artista e aguarda retorno.
O grupo fazia uma apresentação do espetáculo Legends no Dunkin’ Donuts Center, em Providence. Segundo a empresa Feld Entertainment, as artistas fazem parte da Trupe Medeiros, desenvolvida por um brasileiro, Andrey Medeiros. A mulher dele, a búlgara Viktoria Medeiros, também está entre os feridos. As outras artistas seriam da Ucrânia e Bulgária.
Segundo o Hospital Rhode Island, onde as jovens estão internadas, Widny apresenta "boas condições" e Stefany "condições graves". O hospital não soube informar o estado de Dayana e não deu mais detalhes sobre a situação das jovens. O G1 entrou em contato com a empresa organizadora do espetáculo e aguarda retorno.
Um vídeo feito por um espectador mostra o instante da queda, quando as artistas estão penduradas a cerca de 7 metros de altura. Segundos depois, quando elas começaram o número, as mulheres caem e o aparelho de metal que as sustentava cai sobre elas.
Em nota, a empresa Feld Entertainment informou que todos os artistas em cena receberam atendimento médico imediato e foram transportados para o hospital. As apresentações foram canceladas e foi iniciada uma investigação para detectar as causas do acidente.
Trajetória
Segundo a família de Stefany, a jovem saiu da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, para ir para os Estados Unidos para trabalhar no circo em 2012. A jovem é bailarina profissional e passou em um teste feito pela companhia no Brasil. Inicialmente, trabalhou como dançarina. Depois, acabou entrando na equipe que faz a performance na qual as mulheres ficam penduradas pelos cabelos.Ela é apaixonada pelo que faz, gosta muito de dança, estava curtindo muito, a intenção dela era ficar por lá e seguir carreira.A mãe e um irmão da brasileira irão para os Estados Unidos ainda nesta segunda para acompanhar a recuperação da jovem.
Içadas pelos cabelos
O espetáculo em que os artistas são pendurados pelos cabelos é descrito no site do circo como um "ato maior que a vida" com oito artistas do sexo feminino. "Esses 'artistas de cabelo' fazem uma combinação de coreografia e piadas, incluindo fiar, se pendurar e rolar para baixo envolto sedas, tudo enquanto estão suspensos no ar a mais de 10 metros de altura e apenas pelos cabelos", diz o site. "Neste ato de arrepiar os cabelos, o público ainda vai ver o peso de três meninas mantidas no ar apenas pelas mechas de uma delas."
G1