Esportes

Brasil x Rússia se enfrentam em amistoso nesta sexta

Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Paulinho, Casemiro e Philippe Coutinho; Willian, Gabriel Jesus e Douglas Costa. Esta é a Seleção que entrará em campo no estádio Luzhniki, em Moscou, para enfrentar a Rússia no penúltimo amistoso antes da lista final de convocados para a Copa do Mundo.

Taticamente, Tite confirmou o time no 4-3-3 na fase ofensiva e 4-1-4-1 na defensiva. Esse "detalhe" é importante para entender a função de alguns atletas. Coutinho, por exemplo. Nessas formações, o jogador do Barcelona será um meia por dentro, tendo a responsabilidade de fechar a segunda linha quando o time perder a bola, ao invés de avançar e se posicionar ao lado de Gabriel Jesus, caso fosse a variação do 4-2-3-1 para o 4-4-2.

Casemiro, eleito por Gilberto Silva o melhor volante do mundo, segue com sua função de saída de bola com os zagueiros e cobertura. Paulinho, na teoria, deve segurar um pouco mais na marcação, mas não terá seus avanços à grande área restritos. Pelos lados mudanças importantes nas características dos jogadores. Com Willian e Douglas, a Seleção ganha dois atacantes rápidos e habilidosos para darem amplitude e atacarem as pontas.

É uma escalação ofensiva e que Tite queria testar de início há algum tempo. O adversário é ideal para issso.

A Rússia conquistou nos últimos amistosos resultados importantes, como a goleada sobre a Coreia do Sul por 4 a 2, o empate em 3 a 3 com a Espanha e a derrota apertada para a Argentina por 1 a 0. Porém, tecnicamente é muito inferior ao Brasil e vai para o jogo com diversos problemas.

Para formar a linha de cinco defensores, o técnico Stanislav Cherchesov não terá Viktor Vasin e Georgiy Dzhikiya, zagueiros titulares, machucados. Vão perder o Mundial, então ele já pensa e monta a equipe com novas alternativas. Uma seria sacar um zagueiro, mas a tendência é que ele continue com três. Além deles, Guilherme (goleiro reserva), Mário Fernandes, Ruslan Kambolov e Aleksandr Kokorin (também desfalque na Copa) são outros fora do amistoso.

Assim, uma provável seleção russa – nem mesmo os jornalistas em Moscou cravam uma escalação – deve ter Igor Akinfeev, Andrey Semenov, Roman Neustädter e Fyodor Kudryashov; Igor Smolnikov, Aleksandr Golovin, Denis Glushakov, Roman Zobnin e Konstantin Rausch; Aleksei Miranchuk e Fyodor Smolov. Variação tática do 3-5-2 para o 5-3-2, com linha defensiva baixa e transição defesa-ataque muito rápida. Destaque para Golovin, muito elogiado pelo assistente técnico Cléber Xavier na coletiva, pela qualidade no passe.

Tudo isso com previsão de 0oC, sensação térmica de -5 ºC e 69% de probabilidade de neve para o início da partida, marcada para 19h de Moscou (13h de Brasília). 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos