Esportes

Brasil vence a nona em dez jogos e chega motivado à fase final


O Brasil poupou alguns jogadores mais experientes – o levantador Bruninho, o ponta Dante e o oposto Leandro Vissotto não foram relacionados por Bernardinho. O técnico experimentou o ponteiro Lipe e o meio de rede Maurício Souza desde o início do jogo, que teve 33 pontos dados de presente pelos americanos em erros. Os brasileiros falharam em 22 ocasiões.

O destaque da casa foi o oposto Wallace, que marcou 14 pontos. Lipe veio na sequência com 10. O maior pontuador da partida, no entanto, fazia parte do time derrotado. Carson Clark anotou colocou a bola no chão 17 vezes.

A Seleção Brasileira alcançou os 25 pontos no Grupo A e chega com moral à fase final da competição, que será disputada a partir da próxima quarta-feira, em Mar Del Plata, na Argentina. O Brasil abre as disputas logo contra a Rússia, time contra o qual somou duas vitórias na fase de classificação. O Canadá completa o grupo. Na outra chave, Argentina, Itália e Rússia disputam duas vagas para as semifinais.

O jogo
A partida começou equilibrada. Brasil e Estados Unidos trocaram pontos até o time de Bernardinho abrir 10/8 num belo bloqueio de Thiago Alves. No segundo tempo técnico, o placar já apontava 16/13 para os donos da casa, que se aproveitaram muito de erros do adversário – principalmente no saque – para construir a vantagem.

Bernardinho então trocou de levantador: saiu William para a entrada de Raphael. Éder também entrou no lugar de Maurício Souza. A equipe de amarelo se atrapalhou um pouco mais, mas o técnico pediu tempo quando a diferença caiu para um ponto em 19/18. As substituições foram desfeitas e os brasileiros fecharam a primeira parcial em 25/21 após um ponto de “manchete” de Lipe – ele buscou uma bola quase perdida e os americanos se atrapalharam.

Ambas as equipes voltaram à quadra errando muito no segundo set. Eram saques e ataques equivocados de todos os lados. Quando o Brasil errou duas recepções seguidas e os americanos abriram 10/8, Bernardinho pediu tempo.

Mas não adiantou. Os brasileiros chegaram ao segundo tempo técnico três pontos atrás no placar. Duas jogadas e dois erros depois, já estava 18/13 para os americanos. Novo tempo. Para o time de vermelho, era só uma questão de se manter na frente. O que ele não conseguiu porque Lucão fez dois aces numa única passagem pelo serviço e o Brasil empatou em 20/20. O controle emocional americano se desintegrou e a equipe de Bernardinho fechou em 26/24 em mais um erro adversário.

Desclassificado e desmotivado depois de perder um set em que chegou a ter sete pontos de vantagem, o time dos Estados Unidos já foi para a quadra praticamente derrotado na terceira parcial. Os jogadores brasileiros perceberam. E quase entregaram o jogo por falta de concentração. Bernardinho precisou para o jogo por duas vezes para o time voltar aos trilhos. Deu certo. Parcial de 25/23 e nona vitória em dez partidas na Liga Mundial.

Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos