Nacional

Brasil tem média diária de 610 mortes por covid-19, a menor desde maio

O Brasil tem 149.034 óbitos e 5.029.539 casos confirmados de covid-19, segundo levantamento dos veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde e divulgado nesta quinta-feira, 8.

O balanço, atualizado às 20 horas, mostra que no período de um dia foram registradas 730 vítimas e 27.182 testes reagentes para o coronavírus.

Os dados são compilados pelo consórcio de imprensa que reúne UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra.

A média móvel diária, que contabiliza o número de óbitos da última semana, é de 610, o menor valor desde maio.

5 milhões de casos no Brasil
Nesta quarta-feira, 7, o Brasil alcançou a marca de 5 milhões de casos de covid-19. Mas mesmo com os números em queda nas últimas duas semanas, especialistas ouvidos por EXAME apontam que ainda é cedo para falar que o Brasil passou a primeira onda de infecção.

“Ainda é incerto falar em fim da primeira onda, porque em muitos locais o número de óbitos ainda não está baixo o suficiente para caracterizar o fim de uma “onda”. Em alguns desses locais houve um pico de óbitos seguido de um período de queda, sem contudo zerar o número de casos”, avaliam os pesquisadores do Observatório Covid-19 BR, Roberto Kraenkel (Unesp) e Paulo Inácio Prado (USP).

Para o vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz, Christovam Barcellos, o pico da doença foi registrado nos meses de julho e agosto. “Depois abaixou, mas ficou em um patamar muito alto. Depois de setembro a gente vai poder dizer se realmente está caindo. Acredito que estes valores ainda vão continuar altos até dezembro e janeiro de 2021”, diz Barcellos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus