Nacional

Brasil tem 3,3 milhões de crianças em situação de trabalho infantil

Mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes (entre 5 e 17 anos) estão em situação de trabalho infantil no Brasil, segundo levantamento feito pela Fundação Abrinq. O panorama nacional da infância e adolescência é lançado nesta terça-feira (5), durante a 33ª edição da Abrin – Feira do Brinquedo, no Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo.

O guia “Cenário da Infância e Adolescência – 2016" ainda aponta que, das crianças entre 0 e 14 anos, 44% encontram-se em situação de pobreza e 17% em situação de extrema pobreza. Ainda segundo o estudo, quase 188 mil  crianças estão em situação de desnutrição (abaixo do peso), 69 mil estão muito abaixo do peso, e mais de 500 mil estão obesas, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o estudo, quase 19% dos homicídios no país são praticados contra crianças e adolescentes, sendo 80% deles com armas de fogo. Enquanto quase 188 mil crianças estão em situação de desnutrição (abaixo do peso), 69 mil estão muito abaixo do peso, e mais de 500 mil estão obesas.

A compilação reúne os dados mais recentes no tema, disponibilizados em órgãos como IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Disque Denúncia, entre outros.

Ao todo, o guia da Fundação Abrinq traz 27 dos “Principais Indicadores da Infância e da Adolescência” nas áreas da saúde, educação, moradia, violência e renda.

No site www.observatoriocrianca.org.br é possível acessar diversos dados sobre indicadores citados. A página ainda permite consultar números regionais, análises comparativas e série histórica.

O guia também apresenta uma análise sobre as metas aplicáveis às crianças e adolescente em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pelos Estados-membros das Nações Unidas, que estabelecem metas sociais de desenvolvimento sustentável a serem atingidas até 2030.

Edição 2016
De acordo com o levantamento, o Brasil tem aproximadamente 61,4 milhões de crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos). Pouco mais de 25% das crianças de 0 a 3 anos conseguem frequentar creches. A meta do Plano Nacional da Educação (PNE) é subir para 50% os número até 2024.

Embora a taxa de escolaridade no ensino fundamental seja alta (96%), só 56% delas conclui o ensino médio. Durante o período analisado, quase 19% dos bebês nasceram de crianças ou adolescentes (de 10 a 19 anos).

RETRATO DO BRASIL
– O Brasil tem 61,4 milhões de crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos);
– Cerca de um quarto das crianças de 0 a 3 anos tem acesso a creches;
– Embora a taxa de escolaridade líquida no ensino fundamental seja alta (96%), só 56% dos adolescentes no ensino médio estão matriculados na série correspondente à sua idade;
– 1 em cada 5 mães tem menos de 19 anos no Brasil;
– 44% das crianças entre 0 e 14 anos encontram-se em situação de pobreza; e 17%, em situação de extrema pobreza;
– Mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes (entre 5 e 17 anos) estão em situação de trabalho infantil;
– 19% dos homicídios no País são praticados contra crianças e adolescentes, 80% deles com armas de fogo;
– Quase 188 mil crianças apresentam peso baixo, e 69 mil apresentam peso muito baixo para sua idade, segundo dados do Ministério da Saúde;
– Mais de 500 mil crianças estão obesas.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus