Um estudo feito por pesquisadores da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que a seleção brasileira do técnico Tite é a favorita para vencer a Copa do Mundo da Rússia, com exatamente 21% de chances.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o estudo foi concluído com base em mais de 1 milhão de simulações feitas a partir dos gols marcados e sofridos nos últimos quatro anos em cada partida das 207 seleções que são filiadas à Fifa.
A segunda seleção favorita é a Espanha, com 13,5% de chances. Em terceiro lugar vem a Alemanha, com 11,4%, seguida pela França, com 9,5%, e pela Argentina, 8,5%.
“Os resultados estão de acordo com o esperado. O Brasil é o favorito, mas não significa que tem alta chance de ganhar. Não é isso que está refletido no estudo. A chance de não ser campeão é maior. Se é de 21% a chance de vencer, tem quase 80% de não vencer. É importante ler o número com esse olhar”, explicou o pesquisador da FGV Moacyr Alvim ao diário carioca.