Esportes

Brasil tem 2% de chance de cair em possível ‘supergrupo da morte’

 
Segundo cálculo do professor da Unicamp, Sebastião de Amorim, engenheiro e PhD em estatística, a probabilidade de um grupo com três seleções que já venceram a Copa do Mundo se formar é de 6,25%. Já a chance do Brasil estar nele é de 2,08%.
 
"Com a seleção brasileira são três combinações possíveis [de um "supergrupo da morte"]: com Itália e Inglaterra, com Itália e França ou com Inglaterra e França", afirmou Amorim.
 
A Fifa criou um critério inédito para o sorteio, que foram anunciadas na terça-feira. Foi elaborada uma estrutura complexa para evitar que haja um grupo com três europeus ou outro com dois sul-americanos.
 
"Não é fácil de explicar, mas espero que todos entendam no fim. Eu também demorei um pouco para entender, mas depois de um tempo fica fácil", afirmou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, após a apresentação dos critérios do sorteio.
 
A principal novidade é a existência de um pote, o 4, formado por nove seleções, todas europeias. Uma equipe desse grupo será sorteada e irá para o pote 2, que a princípio está com sete seleções (cinco africanas e duas sul-americanas). É desse sorteio "paralelo" que surge a chance de um grupo com três campeões mundiais.
 
Em entrevista ao UOL Esporte, o coordenador técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, afirmou que as seleções campeãs do mundo são as que mais o fazem temer durante a Copa.
 
"São as seleções tradicionais (os adversários mais difíceis), as campeãs do mundo. Todo Mundial é assim. A Itália, Alemanha, Espanha, Argentina, etc…", disse Parreira.
 
Nas últimas semanas a Fifa já havia anunciado que os critérios de divisão de potes iriam combinar parâmetros geográficos e esportivos. Além de quatro sul-americanos (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai), compõem a lista de cabeças de chave da Copa as seleções da Espanha, Alemanha, Bélgica e Suíça.
 
Dos cabeças de chave, os anfitriões brasileiros são os únicos que já conhecem seu itinerário na primeira fase. A seleção de Luiz Felipe Scolari está no grupo A e jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília, nesta ordem.
 
A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa começa às 14h (horário de Brasília) desta sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia. O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert comandará o evento de uma hora e meia de duração no litoral baiano.
 
UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos