Política

Brasil tem 147 milhões de eleitores aptos a votar

147 milhões de pessoas estão aptas a votar no próximo domingo (7), em todo o Brasil. Mas os estrangeiros que ainda não conquistaram a naturalização estão de fora desta estatística.

Em Roraima, onde vivem cerca de 25 mil venezuelanos, circularam falsas notícias de que os estrangeiros poderiam votar.

O efeito foi devastador. Centenas de migrantes buscaram o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e os cartórios para tirar o título de eleitor.

Mas o porta-voz do tribunal, Raimundo Siqueira, explica que somente os naturalizados é que podem exercer o voto.

"Estrangeiro não pode votar. Essa vedação é da Constituição Federal, no Artigo 14, parágrafo 2º. Para o estrangeiro conseguir a naturalização, ele precisa de, pelo menos, 15 anos initerrupto de residência no Brasil. Ele também não pode ter sofrido [neste período de tempo] nenhuma condenação penal. Enfim, são vários requisitos para ele, estrangeiro, naturalizar-se brasileiro."

Outro caso possível é se o estrangeiro for originário de país de língua portuguesa e se houver reciprocidade em favor de brasileiros no outro país.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões