As comandadas de Morten Soubak não tomaram conhecimento das anfitriãs canadenses e venceram por 48 a 12 no Centro de Exibições. O resultado mantém o Brasil com 100% de aproveitamento – derrotou Porto Rico por 38 a 21 na estreia – e na liderança do Grupo A, com quatro pontos.
Alexandra Nascimento foi a artilheira da partida, com nove gols. Fernanda Silva e Deonise Fachinello também se destacaram, com oito e seis gols, respectivamente. Do lado canadense, a maior goleadora foi Emily Routhier, responsável por balançar as redes seis vezes.
Com classificação encaminhada às semifinais, o Brasil enfrenta o México na próxima segunda, às 15h30 (de Brasília), pela última rodada da fase de grupos. As mexicanas venceram o Canadá e estão em segundo, com dois pontos, mas podem igualar as brasileiras caso vençam Porto Rico, ainda neste sábado.
O Brasil é o maior campeão pan-americano de handebol, com quatro troféus: Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003, Rio de Janeiro 2007 e Guadalajara 2011. Os Estados Unidos vêm em segundo, com os títulos de Indianápolis 1987 e Mar del Plata 1995.
Entre os homens, a Seleção estreou com vitória sobre o Canadá por 34 a 17 e também figura na ponta da Chave A. O próximo adversário será o Uruguai, no domingo, às 12h30 (de Brasília), e a República Dominicana, na terça, fechando a primeira fase dos Jogos Pan-Americanos 2015.
Fonte: Terra