Esportes

Brasil, Holanda, Portugal e Inglaterra eliminados na Copa do Qatar

Os jogos da fase de quartas de final da Copa do Mundo FiFA realizada no Qatar acabaram com a eliminação de dois campeões mundiais, Brasil e inglaterra, uma vice-campeã,  Holanda, e um campeão europeu, Portugal.

O Brasil foi eliminado pela Croácia nos pênaltis, no tempo normal houve empate de 0x0 e na prorrogação outro resultado idêntico por 1×1. Nos tiros da marca da cal os brasileiros Rodrygo e Marquinhos ficaram, respectivamente, nas mãos do excelente goleiro croata e na trave, determinando assim a desclassificação do escrete canarinho. Os jogadores croatas foram eficientes como sempre e marcaram em todas as cobranças. É a quarta disputa em pênaltis numa Copa do Mundo pela qual a Croácia passa, as outras três ocorreram na Copa do Mundo da Rússia em 2018.

A seleção brasileira dominou a partida e criou várias chances de gol, mas sempre parava na boa defesa croata, com destaque para o goleiro Livakovic, que salvou bolas decisivas. Na prorrogação, após uma excelente jogada de tabela entre Neymar, Rodrygo e Paquetá, o Brasil abriu a contagem no final do primeiro tempo da prorrogação. Neymar foi parar na frente do goleiro e com um drible no arqueiro croata ficou com o gol aberto para marcar.

Os brasileiros voltaram para o segundo tempo da prorrogação tocando bola e mais cautelosos, enquanto os croatas fizeram todas as suas alterações e se lançaram ao ataque. Tite ainda tentou reforçar o meio-campo colocando Fred, mas de nada adiantou, pois numa jogada pela esquerda o Brasil perdeu a bola com Fred e Casemiro mal posicionados no ataque.

O contra-ataque da Croácia foi mortal com a bola vindo da esquerda de Juranovic na entrada da área para Petkovic receber dar um arremate certeiro que desviou ainda no zagueiro Marquinhos e foi parar no fundo das redes brasileiras. Faltavam apenas 4 minutos para terminar a prorrogação e o duro castigo desestabilizou os canarinhos que não conseguiram converter as penalidades e agora estão eliminados.

Os leões do Atlas bateram Portugal por 1×0 mostrando que uma Copa do Mundo transforma realmente cordeiros e leões, lição não apreendida pelos navegadores, que já tinham ciência do acontecido com os canarinhos. 

Disputando o jogo de suas vidas En-Nesyri subiu como um falcão para vencer o goleiro Diogo Costa e marcar o gol solitário que deu números finais a partida. Os marroquinhos se desdobraram em campo para conter os lusitanos, tendo inclusive a possibilidade de marcar o segundo tento em contra-ataques. Nem Cristiano Ronaldo, vindo do banco de reservas, conseguiu furar o goleiro Bounou, que estava ungido por Alá e fechou a meta. O resultado final mostra que os leões africanos continuarão rugindo alto na busca da glória futebolística, pois já reconquistaram a península ibérica ao mostrar a La roja e os navegantes que manda nesta Copa do Mundo nos confrontos disputados.

Argentina e Holanda fizeram outro jogo emocionante nesta Copa do Mundo com quatro gols no tempo normal. Os argentinos abriram dois gols de vantagem com Molina e Messi de penalti, mas deixaram a Holanda empatar nos momentos finais da segunda etapa com dois gols de Weghorst e foram para uma prorrogação onde tudo podia acontecer, mas os goleiros e defesas garantiram a igualdade final. Na disputa de pênaltis os Hermanos conseguiram a passagem para a semifinal, mostrando a garra platina e pampeira que tanto demonstram ao jogar futebol e sempre os colocam como candidatos a título em qualquer competição que participam. O aviso está dado: cuidado com Messi e companhia.

Por fim, a França passou pela Inglaterra por 2×1 no tempo regulamentar com gols de Tchouaméni e Giroud, tendo o artilheiro inglês Harry Kane descontado de pênalti para os casacas vermelhas. Kane ainda teve chance de empatar o jogo, mas não foi o furacão esperado ao bater e perder outro pênalti que levaria o jogo para a prorrogação, mas mandou para fora ao mudar o modo de cobrança e chutar forte a penalidade, isolando a bola na arquibancada. A França não teve um Mbappé em grande dia e foi muitas vezes envolvida e dominada pela Inglaterra com o goleiro LLoris fazendo a diferença para garantir a vantagem no placar até o final. 

As semifinais serão disputadas nos dias 13 e 14/12 sempre à 15h, horário de Cuiabá. No dia 13 se enfrentarão Argentina e Croácia e no dia 14 Marrocos e França. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos