Hoje (28) foi dia de classificação antecipada para as seleções canarinho e lusitana com a vitórias sobre Suíça e Uruguai respectivamente, ambas passando as quartas de final da Copa do Mundo do Qatar para se juntarem a campeã mundial França.
O dia de disputas da segunda rodada de grupos começou com duas partidas de muitos gols. A primeira no Al Janoub Stadium teve como protagonistas Camarões e Sérvia num jogo de um empate com seis gols. Camarões começou vencendo com gol de Castelletto, mas os sérvios conseguiram a virada no final do primeiro tempo com gols de Pavlovic e Milinkovic. Logo no início do segundo tempo a Sérvia marcou 3×1 com Mitrovic dando a impressão que venceria fácil o match. Mas saiu do banco o homem que mudaria a história da partida e ele se chama Aboubakar. O camisa 10 camaronês liderou a equipe para o empate marcando um golaço e depois dando uma assistência para seu companheiro Choupo Moting empatar. Agora ambas as equipes tem um ponto e jogam suas últimas cartadas frente a Brasil e Suiça que lideram o grupo G.
Os ganeses ganharam da Coréia do Sul por 3×2 no estádio Education City. Salisu e Kudus, que balançou a rede duas vezes, marcaram para Gana enquanto Cho Gue-Sung fez os dois gols sul-coreanos. A partida foi movimentada pelos cinco gols marcados, mostrando a seleção de Gana uma recuperação incrível após a derrota para os portugueses e garantiu a segunda posição no grupo H, com três pontos. Agora os ganeses jogarão a tentativa de classificação contra o Uruguai e os sul-coreanos contra os portugueses na última rodada.
Na terceira partida do dia no 974 Stadium o Brasil passou pela Suíça pelo escore mínimo de 1×0 com um bonito gol de Casemiro. Apesar do gol solitário a seleção pentacampeã do mundo não deixou os helvéticos jogarem e foi criando várias chances de gol, tanto que ao final da partida os suiços não tinham chutado nenhuma bola na direção da baliza defendida pelo guarda-meta brasileiro Alisson. Numa das várias chances brasileiras, o madridista Vinícius Júnior marcou num contra-ataque, mas o tento foi invalidado por conta de impedimento passivo de Richarlison no início da jogada. A seleção canarinho continuou buscando a vitória e num belo chute de Casemiro encontrou o gol da classificação para a próxima fase. O time de Tite mostra uma consistência técnica e tática que impressiona nesse começo de campeonato com um meio-campo criador, defesa bem postada e um ataque que agride muito bem as defesas adversárias. A falta de Neymar foi sentida, mas nem tanto como se esperava, principalmente quando se tem no time um padrão de jogo onde vários jogadores talentosos conseguem se encaixar como o caso de Rodrygo, Antony e Gabriel de Jesus. Na última rodada do Grupo G o escrete canarinho irá enfrentar os leões indomáveis camaroneses e os rossocroci suíços pegam os orlovi sérvios.
Finalizando o dia os navegadores portugueses derrotaram a celeste olímpica uruguaia por 2×0 no Lusail Stadium com ambos os tentos marcados pelo meio-campo Bruno Fernandes. Os gols saíram no segundo tempo, sendo o primeiro numa batida de falta em que Cristiano Ronaldo conseguiu atrapalhar o goleiro uruguaio Rochet. O segundo gol português veio de um pênalti marcado com o auxílio do VAR, considerado polêmico pela falta de confiança do árbitro em apontar a marca de cal e porque o movimento do atleta uruguaio indicava que seria a posição natural do seu corpo ao se desequilibrar com o drible lusitano que colocou a bola entre suas canetas. Mas pênalti marcado é pênalti a ser batido e Bruno Fernandes foi para a cobrança e com um esquisito pulinho deslocou Rochet e marcou o segundo gol que garantiu a classificação antecipada a próxima fase. O Uruguai agora tem de vencer de qualquer maneira Gana e torcer para a Coréia do Sul não passar por Portugal para sonhar com as quartas de final.