Esportes

Brasil, França e Portugal classificados para a segunda fase da Copa do Qatar

Hoje (28) foi dia de classificação antecipada para as seleções canarinho e lusitana com a vitórias sobre Suíça e Uruguai respectivamente, ambas passando as quartas de final da Copa do Mundo do Qatar para se juntarem a campeã mundial França.

O dia de disputas da segunda rodada de grupos começou com duas partidas de muitos gols. A primeira no Al Janoub Stadium teve como protagonistas Camarões e Sérvia num jogo de um empate com seis gols. Camarões começou vencendo com gol de Castelletto, mas os sérvios conseguiram a virada no final do primeiro tempo com gols de Pavlovic e Milinkovic. Logo no início do segundo tempo a Sérvia marcou 3×1 com Mitrovic dando a impressão que venceria fácil o match. Mas saiu do banco o homem que mudaria a história da partida e ele se chama Aboubakar. O camisa 10 camaronês liderou a equipe para o empate marcando um golaço e depois dando uma assistência para seu companheiro Choupo Moting empatar. Agora ambas as equipes tem um ponto e jogam suas últimas cartadas frente a Brasil e Suiça que lideram o grupo G.

Os ganeses ganharam da Coréia do Sul por 3×2 no estádio Education City. Salisu e Kudus, que balançou a rede duas vezes, marcaram para Gana enquanto Cho Gue-Sung fez os dois gols sul-coreanos. A partida foi movimentada pelos cinco gols marcados, mostrando a seleção de Gana uma recuperação incrível após a derrota para os portugueses e garantiu a segunda posição no grupo H, com três pontos. Agora os ganeses jogarão a tentativa de classificação contra o Uruguai e os sul-coreanos contra os portugueses na última rodada.

Na terceira partida do dia no 974 Stadium o Brasil passou pela Suíça pelo escore mínimo de 1×0 com um bonito gol de Casemiro. Apesar do gol solitário a seleção pentacampeã do mundo não deixou os helvéticos jogarem e foi criando várias chances de gol, tanto que ao final da partida os suiços não tinham chutado nenhuma bola na direção da baliza defendida pelo guarda-meta brasileiro Alisson. Numa das várias chances brasileiras, o madridista Vinícius Júnior marcou num contra-ataque, mas o tento foi invalidado por conta de impedimento passivo de Richarlison no início da jogada. A seleção canarinho continuou buscando a vitória e num belo chute de Casemiro encontrou o gol da classificação para a próxima fase. O time de Tite mostra uma consistência técnica e tática que impressiona nesse começo de campeonato com um meio-campo criador, defesa bem postada e um ataque que agride muito bem as defesas adversárias. A falta de Neymar foi sentida, mas nem tanto como se esperava, principalmente quando se tem no time um padrão de jogo onde vários jogadores talentosos conseguem se encaixar como o caso de Rodrygo, Antony e Gabriel de Jesus. Na última rodada do Grupo G o escrete canarinho irá enfrentar os leões indomáveis camaroneses e os rossocroci suíços pegam os orlovi sérvios.

Finalizando o dia os navegadores portugueses derrotaram a celeste olímpica uruguaia por 2×0 no Lusail Stadium com ambos os tentos marcados pelo meio-campo Bruno Fernandes. Os gols saíram no segundo tempo, sendo o primeiro numa batida de falta em que Cristiano Ronaldo conseguiu atrapalhar o goleiro uruguaio Rochet. O segundo gol português veio de um pênalti marcado com o auxílio do VAR, considerado polêmico pela falta de confiança do árbitro em apontar a marca de cal e porque o movimento do atleta uruguaio indicava que seria a posição natural do seu corpo ao se desequilibrar com o drible lusitano que colocou a bola entre suas canetas. Mas pênalti marcado é pênalti a ser batido e Bruno Fernandes foi para a cobrança e com um esquisito pulinho deslocou Rochet e marcou o segundo gol que garantiu a classificação antecipada a próxima fase. O Uruguai agora tem de vencer de qualquer maneira Gana e torcer para a Coréia do Sul não passar por Portugal para sonhar com as quartas de final.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos