Cidades

Brasil fica em 59º lugar no ranking de governança digital da ONU

Em primeiro lugar, aparece a Coreia do Sul, seguida da Holanda, Inglaterra, Dinamarca e Estados Unidos. Na última colocação está a Somália. A Líbia não foi avaliada.

Com o índice de 0,617, o Brasil pulou duas posições em relação a 2011, atrás de países como Argentina e Brunei. Entre os países da América do Sul, o Chile é o mais bem colocado (39ª posição). O Brasil fica ainda atrás de Colômbia (43ª), Uruguai (50ª), México (55ª) e Argentina (56ª), porém foi o único entre eles que subiu no ranking. O Índice de Desenvolvimento de Governança Digital (EGDI, em inglês) vai de 0 a 1.
 
O Estudo da ONU sobre Governança Digital 2012 avalia os países membros em três quesitos: qualidade e extensão dos serviços online, desenvolvimento da infraestrutura em telecomunicação e capital humano inerente. A pior avaliação brasileira foi para a infraestrutura (0,357) e a melhor em capital humano (0,820).
 
O estudo recomenda governos a darem maior ênfase na governança eletrônica para solidificar a coesão institucional e integrar a administração com a prestação de serviços ao cidadão. Segundo o estudo, o objetivo final da governança digital é tornar mais eficaz a gestão pública.
 
– O crescimento do papel da governança digital em promover um desenvolvimento inclusivo e participativo está lado a lado com a crescente demanda por transparência e responsabilidade em todas as regiões do mundo – afirmou o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Políticos, Sha Zukang.
 
Em novembro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei de Acesso à Informação, que entra em vigor a partir de 18 de maio. A lei acabou com o sigilo eterno de documentos oficiais e estabeleceu que órgãos públicos, em todas as esferas, têm de prestar em no máximo 30 dias informações solicitadas por cidadãos sem que eles tenham que justificar o pedido.
 
Na quarta-feira, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou que o prazo o prazo para implantação da nova lei é “extremamente exíguo” e que nem tudo estará funcionando perfeitamente no dia 16 de maio.
 
– O cronograma está indo muito bem, dentro do tempo extremamente exíguo que nós temos. Como só tínhamos seis meses para planejar, planejamos dentro do que a lei manda. Se me perguntarem se esse tempo é suficiente para que tudo esteja funcionando no nível ideal, é óbvio que não, mas o cronograma está sendo cumprido – disse Hage.

Fonte: OGLOBO

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.