Nacional

Brasil é o 2º país que mais investe em “embelezamento de dentes”

Os procedimentos estéticos nos dentes não apenas caíram no gosto dos famosos como já se tornaram parte do orçamento de muitos brasileiros. Recentemente, as atenções voltaram-se às lentes de contato dentais, oficialmente chamadas de facetas de porcelana ultrafinas — que recentemente mudaram o visual de Neymar Jr.

As películas são coladas na parte frontal dos dentes por meio de aparelhos específicos — daí vem o apelido 'lentes de contato'. Elas não apenas branqueiam os dentes, como consertam provisoriamente pequenas deformidades. Em entrevista ao R7, o dentista que realizou o procedimento em Neymar, Rafael Puglisi, explicou que, apesar de a técnica ser segura, é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher o profissional que vai aplicá-la.

—  Se o dentista escolhido para realizar o procedimento não for experiente ou não tiver os materiais necessários para aplicar as facetas de porcelana, o paciente poderá ter consequências graves, como hipersensibilidade dentária, gengivite e até mesmo cáries.

O especialista, que já atendeu diversas celebridades, afirmou que o trabalho feito nos dentes de Neymar foi o que mais o agradou em toda a sua trajetória.

A satisfação do jogador com o novo sorriso é uma sensação compartilhada por 90% das pessoas que se submetem aos procedimentos estéticos nos dentes. Porém, até que ponto a estética é bem-vinda? Será que em algum momento ela deixa de ser benéfica e passa a apresentar consequências mais graves? O fundador da SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética), Marcelo Fonseca, acredita que sim:

— Cuidar da aparência dos dentes é ótimo, mas esse tipo de medida não pode de forma alguma prejudicar a saúde da boca de alguém. Por isso, é essencial procurar dentistas que realmente são especialistas em estética para realizarem os procedimentos. 

Estética dentária no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pela SBOE, o Brasil é o segundo país que mais investe no "embelezamento dos dentes" no mundo. Fonseca explica que essa forte influência veio diretamente da cultura americana e está ligada às produções Hollywoodianas que, desde os anos 1930, já usavam artimanhas para deixar os dentes dos atores perfeitos.

Entre as práticas comuns à época, havia uma versão menos tecnológica das lentes de contato: elas eram coladas nos dentes dos artistas no início das filmagens e removidas assim que a gravação acabava. Atualmente, as facetas de porcelana ultrafinas podem durar até 16 anos. Contudo, nem o SUS (Sistema Único de Saúde) tampouco os planos de saúde cobrem o custo desses procedimentos. Fonseca explicou que os equipamentos necessários tem um valor muito alto de custo, o que faria com que ambos os sistemas de saúde saíssem no prejuízo se aderissem às práticas.

Fonte: R7

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus