De acordo com um diplomata que teve acesso ao projeto, "há o componente da espionagem das ultimas notícias, mas o que veio à tona a partir dessas denúncias foi que um dos direitos humanos consagrados, que é o direito à privacidade, está sendo violado na era digital", afirmou.
A Terceira Comissão cuida, entre outros temas, de questões que abrangem os direitos humanos.
Na semana passada, uma nova denúncia baseada em documentos revelados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden veio à tona, com a informação de que pelo menos 35 líderes mundiais foram espionados pela inteligência americana.
Os recentes desdobramentos da sequência de reportagens iniciadas em junho mostram que, assim como a presidente brasileira, Dilma Rousseff, a chanceler alemã, Angela Merkel, também teria sido alvo de escutas telefônicas.
Dilma direcionou duras críticas ao governo americano em seu discurso na última Assembleia-Geral da ONU em setembro e cancelou uma visita de Estado ao presidente Barack Obama.
Merkel, que também condenou a prática americana, enviou uma delegação para tratar do assunto em Washington nesta semana.
Folha de S. Paulo