Mix diário

Brasil deve avançar em acordos comerciais com novos países, superando colonizadores, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil precisa avançar em parcerias comerciais com novos países, superando a dependência de acordos apenas com os países ricos. “O Brasil não precisa ficar preso à sua história, aos países que nos colonizaram. Comércio é guerra”, disse Lula.

As falas foram feitas na abertura do Encontro Nacional da Indústria (Enai). Para uma plateia de empresários, o presidente disse que o governo manterá empenho para novos acordos comerciais. “Quero fazer reuniões com a Índia. Em março iremos para o Japão. Depois vamos para o Vietnã”, afirmou.

Ao cobrar a priorização dos interesses brasileiros, Lula disse que as relações comerciais não devem observar determinados fatores políticos. “Não quero brigar com os EUA, não quero saber se presidente é Biden ou Trump. Temos nossos interesses, eles têm os deles. Nossos interesses têm que convergir”, afirmou.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve