Branco, preto e prata. A preferência dos brasileiros pela cor dos carros continua sendo um apelo racional (e financeiro). Pelo o menos é o que aponta o levantamento do Webmotors, uma das maiores plataformas digitais de venda de carros novos e seminovos no Brasil.
O estudo, que considerou a procura por automóveis na plataforma entre janeiro de dezembro de 2025, mostra que os tons mais sóbrios são a preferência de mais de 60% dos consumidores que estão em busca veículos usados ou seminovos para comprar. O azul, um tom mais vibrante, aparece na 5ª posição, com apenas 7,41%. Veja a lista completa.
Veja as dez cores mais procuradas para carros usados e seminovos:
– Branco – 22,21%
– Preto – 22,19%
– Prata – 18.18%
– Cinza – 17,82%
– Azul – 7,41%
– Vermelho – 7,14%
– Verde – 2,16%
– Marrom – 1,09%
– Bege – 0,91%
– Amarelo – 0,89%
De acordo com a Localiza, gigante dos aluguéis de carros e venda de seminovos, as cores mais comuns, justamente como branco, prata, preto e cinza, tem diversos, digamos, benefícios. Os tons tendem a deixar o carro com o preço mais competitivos na hora da revenda, além de aparecem com maior frequência nos estoques. A maior oferta ainda facilita as negociações.
A companhia ainda aponta que essas cores são mais fáceis de repintar ou reparar, o que reduz o custo de manutenção e aumenta o apelo para quem busca um carro de uso diário.
Já entre os carro 0km, as cores sóbrias são praticamente as mesmas, só variando a colocação. O que chama atenção é que os tons pretos, cinza e branco dominam a procura e respondem por mais de 70% dos carros. A cor escura, no entanto, tem vantagem, com 28,1%. O azul, por sua vez, sobe para 9,4% nas buscas (4ª posição).
Confira os dez tons mais pesquisados para automóveis 0km na plataforma:
– Preto – 28,1%
– Cinza 23,32%
– Branco – 20,83%
– Azul – 9,40%
– Prata – 9,11%
– Vermelho 5,57%
– Verde (2,18%)
– Laranja – 0,69%
– Amarelo – 0,50%
– Bege – 0,38%
Dicas para escolher a cor ideal do seu seminovo
A Localiza aponta alguns fatores que devem ser considerados na escolha da cor da carroceria do carro. O primeiro, claro, pode refletir a personalidade, estilo e preferência do proprietário.
Quando se fala em seminovos ou usados, o discurso muda um pouco. Quem pensa em revender o veículo em pouco tempo, cores neutras são opção mais segura. Já quem pretende manter o automóvel por vários anos pode ousar e optar por tons mais chamativos, sem se preocupar tanto com o repasse.
– Avalie se a cor está em alta no mercado: tons da moda tendem a se valorizar.
– Leve em conta o custo de manutenção da pintura: cores escuras destacam riscos e manchas com mais facilidade.
– Prefira pinturas sólidas se o objetivo for economizar em eventuais reparos. Pinturas metálicas e perolizadas encarecem o conserto.
– Se o carro ficar muito exposto ao sol, o branco e o prata ajudam a manter a temperatura interna mais baixa.



