Mundo Tecnológico

Braço mecânico feito com Lego é funcional e mexe todos os dedos

 
O braço robótico foi criado usando o Lego Mindstorms EV3, um kit de construção desenvolvido pela empresa para programar robôs feitos com o brinquedo. O Mark VI é composto de quatro dedos, cada um com um motor próprio que pode ser acionado individualmente por meio de um botão.
 
Como o nome indica, o Mark VI é a sexta interação do braço. Seu criador, Diavo Voltaggio, aponta que as versões anteriores foram desmontadas para que pudesse aprender melhor o processo e construir um produto melhor. A edição mais recente possui um suporte para smartphone e para colocar as baterias. O braço também possui leds variados ao redor, mas eles seriam apenas para enfeite.
 
Um dos problemas do braço é que a grande quantidade de equipamentos sensíveis na região da mão tornam o equipamento frágil e isto precisa ser corrigido com mais camadas de peças, o que faz com que o modelo fique mais pesado. Por isso, o membro artificial precisa ser estendido até a altura do ombro.
 
Outra dificuldade encontrada foi facilitar a troca de baterias, que deve ser feita a cada hora. “O maior desafio é fazer com que os fios não fiquem no caminho na hora da troca, porque eu tenho que remover o EV3 com rapidez”, aponta Voltaggio.
 
O desenvolvedor demonstrou o Mark VI durante a convenção BrickFair, que ocorreu na Virgínia, nos Estados Unidos, durante a última semana, na qual ele recebeu o prêmio de melhor criação com o Mindstorms. Ele avisou que possui ideias para futuras interações e não descarta uma roupa mecânica completa nos próximos anos.
 
Por ser uma criação customizada, o braço robótico não está à venda, mas é possível adquirir o Lego Mindstorm EV3 em lojas especializadas ou na própria loja online da Lego, na qual ele é vendido por US$ 350 (cerca de R$ 800).
 
TechTudo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados