Cidades

Botelho pede licença da AL para ‘turbinar’ candidatura à prefeitura em 2024

Presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), se licenciará do mandato de deputado a partir da próxima semana para construir a sua pré-candidatura para 2024. Com isso, o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, é quem assumir a vaga.

O pedido de licença já foi comunicado ao governador Mauro Mendes (União) e ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos). O chefe do Legislativo vai aproveitar o tempo para cuidar de assuntos pessoais e construir o seu projeto para 2024, onde deseja disputar a prefeitura de Cuiabá no próximo ano.

O parlamentar quer intensificar a sua liderança e seu nome na Capital para chegar bem nas pesquisas internas do União Brasil no final do ano, já que disputará a indicação com o deputado federal Fábio Garcia, preferido do governador Mauro Mendes (União).

Atualmente, o grupo político enfrenta um clima de racha já sob o reflexo da sucessão municipal em Cuiabá. Isso porque de um lado, Botelho conta com apoio dos irmãos Júlio e Jayme Campos. De outro, o deputado federal Fabio Garcia é respaldado pelo comandante do Palácio Paiaguás Mendes e pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que recha inclusive não tem nenhuma simpatia por Botelho.

Licença
O pedido de licença deve ser apresentado na sessão plenária desta quarta-feira (12). Botelho conversou com o primeiro suplente do União Brasil, o secretário de Saúde do Estado Gilberto Figueiredo, para consultar se o gestor assumirá o cargo por 3 meses. O assunto deve ser definido na tarde de hoje.

 

O Palácio Paiaguás avalia se a saída temporária de Gilberto da secretaria poderá causar algum desgaste, já que o Estado está intervindo na Saúde da Capital.

Recentemente Gilberto teve a mesma oportunidade, após o pedido de licença do líder do governo, deputado Dilmar Dal Bosco. No entanto, recusou o espaço por conta das atribuições na gestão da Saúde do Estado. Com isso, o beneficiado foi Xuxu Dal Molim, segundo suplente da chapa.

Caso Gilberto aceite ocupar a vaga, Botelho deve ficar fora do cargo por um tempo maior, ou seja 3 meses. Caso contrário a cadeira deverá ser preenchida por Baiano Filho, terceiro suplente da chapa.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.