O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), criticou as manifestações sobre candidatura para Mesa Diretora. Ele disse nesta quarta-feira (5) que evitará discutir o assunto antes do mês de maio e que há a antecipação é “coisa de afoito”.
“Vou pedir para deputados deixarem passar as eleições pro Senado, que será no fim de abril, para assim começar a discutir composição de Mesa. Este não é o momento, acho que tem uns deputados muito afoitos”.
O biênio de comando da Mesa Diretora atual encerra no fim do ano. A próxima eleição está prevista para setembro, e Botelho diz que liberou a apresentação de uma PEC (Projeto de Emenda à Constituição) para antecipar a data em até duas semanas, um adiantamento para até o início da segunda quinzena de agosto.
A modificação seria para atender um pedido da deputada Janaína Riva (MDB), que tem previsão de dar à luz no fim do mesmo mês.
“A deputada Janaína Riva possivelmente vai ter bebê no final de agosto e como a eleição ocorre em setembro, ela ficaria de fora. Então, estamos estudando para antecipar a data. Mas, não é nada de grandioso, uma, duas semanas, no máximo”.
Botelho ainda negou ter colocado seu nome como pré-candidato para iniciar a articulação com os demais deputados. “Não aceito nem discussão para composição de Mesa antes de maio. Se houver alguma alteração, será somente a antecedência data em até duas semanas”.
Eduardo Botelho está no segundo mandato consecutivo de presidente da Assembleia. Ele assumiu o cargo em 2017, com a saída do então deputado Guilherme Maluf (PSDB) do cargo. Foi eleito novamente, com a imensa maioria dos votos, no início do ano passado.