Política

Botelho inicia 3º mandato no comando da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira

O deputado Eduardo Botelho (DEM) foi empossado como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para terceiro mandato consecutivo, nesta segunda-feira (1º).

Contudo, a recondução dele ao cargo motivou a Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) a entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF). A alegação da entidade é de que a reeleição de Botelho ao cargo é inconstitucional.

Segundo a confederação, a reeleição das mesas diretoras são proibidas na Câmara e no Senado e a mesma regra deve valer para as câmaras e assembleias legislativas nos estados e nos municípios.

A Conacate também se baseia em decisão anterior do STF sobre a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (Solidariedade). A liminar concedida no dia 25 de janeiro pelo ministro Alexandre de Moraes proibiu que Jalser retornasse ao cargo.

A Conacate se posicionou também através de uma carta aberta ao STF, argumentando contra a reeleição de mesas de casas legislativas e afirmando que a legislação proíbe a prática.

"A alteração desta regra constitucional somente poderia ocorrer via emenda, com maioria absoluta e votação em dois turnos nas duas casas. Porém, está sendo autorizado seu afastamento por maioria simples, eventualmente em votação simbólica e unicameral", diz trecho.

A nova mesa diretora foi eleita com 22 votos no dia 10 de junho de 2020. Conforme prevê a Constituição Estadual, a eleição deveria ocorrer em setembro, no entanto, a alteração da data, aplicada excepcionalmente ao segundo biênio da 19ª legislatura, ocorreu após aprovação da Emenda Constitucional 01/2020.

A recondução dos membros da mesa diretora passou a ser permitida após aprovação da Emenda Constitucional 63/2012.

A posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2021-2023 foi realizada de forma virtual, com o objetivo de evitar propagação da Covid-19.

A deputada Janaína Riva (MDB) permanece como vice-presidente e Max Russi (PSB), como primeiro-secretário.

Foram empossados ainda os deputados Wilson Santos (PSDB), como 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT), como 2º secretário, deputado Claudinei Lopes (PSL), como 3º secretário e Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.

Não há um rito regimentalmente definido para a posse da mesa diretora no segundo biênio.

Nesta cerimônia, a deputada Janaina Riva, na condição de vice-presidente da mesa que está se encerrando, dará posse ao novo presidente. Em seguida, Eduardo Botelho empossará os demais membros.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões