O presidente da Assembleia Legislativa (AL), Eduardo Botelho (DEM), afirmou que o Legislativo está disposto a ajudar no que for possível para que a vacinação contra covid-19 ocorra de maneira mais rápida possível no estado. O governador Mauro Mendes (DEM) já adiantou que negocia compra de imunizantes de dois laboratórios chineses. Ele garantiu que tem dinheiro em caixa e quer 1 milhão de vacinas assim que a aquisição for autorizada.
“Podemos ajudar sim. Assim que a vacina for ofertada. Já discutimos junto a Mesa Diretora e vamos entrar no circuito de ajudar da melhor forma possível. Se for recurso, vai ser recurso. O que pudermos contribuir para que essa vacinação ocorra da forma mais rápida possível”, informou o presidente durante evento na tarde de quinta-feira (21).
Até o momento, Mato Grosso recebeu 126.160 doses da vacina, que irá contemplar 60.074 pessoas, com duas doses. A vacinação simbólica começou na segunda-feira (18) e os municípios já receberam as doses para realizar a campanha de acordo com seus planos.
O volume ainda é baixo e não atende nem as pessoas do grupo prioritário da primeira fase. O Estado espera que até o fim do mês receba mais doses do Ministério da Saúde. No entanto, Mendes já está em contato com os laboratórios para encomendar o imunizante assim que for possível, pois agora a distribuição é feita somente via governo Federal.
Questionado sobre a possibilidade de os Poderes devolveram parte do duodécimo para compra de vacinas, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, informou que ainda não sabe sobre a possibilidade, mas “toda ajuda é bem vinda”.
“Ainda não tivemos conversas sobre isso, mas todo o apoio que vier do duodécimo dos poderes para compra de vacinas será sempre bem vinda e bem aceita pelo governo do Estado. Toda ajuda é fundamental no momento que estamos vivendo. Se a Assembleia tem essa disponibilidade de recurso para colocar ao governo do Estado, ele é muito bem vindo. O presidente Eduardo Botelho, no ano de 2020, fez várias ações de devolução de duodécimo que foram extremamente importantes para o Estado. Se ele fizer isso para a vacina, nós só temos a agradecer por tudo que tem feito nessa relação entre governo e Assembleia Legislativa”, declarou.