Política

Botelho cobra agilidade do Governo para encaminhar projetos polêmicos

Foto: Ahmad Jarrah-CMT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), cobrou agilidade do Governo do Estado para enviar pautas polêmicas para a apreciação dos parlamentares. Desde o ano passado, há a expectativa de que o Poder Executivo entregue as propostas envolvendo o Teto de Gastos públicos estadual e algumas reformas, como a administrativa, tributária e previdenciária.

O Executivo tem apresentado cautela. De acordo com o governador Pedro Taques (PSDB), as propostas não serão encaminhadas ao Legislativo até o dia 10 de abril. O tucano espera o fim do trâmite da reforma da previdência no Congresso Nacional.

“Se não chegar nesse primeiro semestre, acabou o Governo. As reformas são para dar resultado ao Governo. Temos que ser bem honestos que o Governo acaba em julho do ano que vem, pois tem eleição. Então, tem que mandar logo. Não pode ficar esperando o Congresso Nacional”, afirmou em entrevista à Rádio Capital FM, na manhã desta terça-feira (28).

Duodécimo

Uma das pautas que deve ser enviada à Assembleia Legislativa é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto dos Gastos, que deve seguir os parâmetros da PEC 55, sancionada pelo governo Michel Temer no fim do ano passado, que segura o aumento de orçamento para as áreas de educação, saúde, segurança, por exemplo, por um período de vinte anos.

No âmbito estadual, a PEC também deverá estabelecer o quanto cada secretaria receberá por um determinado período.

Outro regramento que entrará na PEC estadual é o repasse de dinheiro do Executivo para os outros Poderes, como o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual.

O duodécimo passará por limitação no montante que cada Poder e órgão independente recebem do Executivo.

Botelho voltou a ressaltar que irá elaborar uma proposta alternativa, para garantir que tal congelamento tenha mecanismos para ser revertido.

“Nós estamos conversando com os poderes. A ideia é fazer uma proposta alternativa, assim que o Governo encaminhar à Assembleia”, pontuou.

Leia mais:

Taques abre diálogo com os poderes sobre congelamento do duodécimo

Taques tenta resolver atraso no duodécimo em reunião nesta semana

Governo deve mandar quatro textos para votação da Assembleia

Botelho: congelamento de salários deve atingir todos os Poderes

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões