Foto: Ahmad Jarrah
Com Cátia Alves
A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa – biênio 2017/2019 – tomou posse na manhã desta quarta-feira (1), em evento realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo à sede do Poder Legislativo, em Cuiabá (MT).
O presidente Eduardo Botelho (PSB) afirmou, ao chegar no local da posse, que irá defender a Casa, a liberdade do Legislativo e que não vai transigir. “Teremos uma relação respeitosa com o Governo, de mãos dadas para nós trabalharmos pelo Estado de Mato Grosso”.
Sobre os trabalhos legislativos, Botelho garantiu a continuação do projeto Assembleia Itinerante, ao qual pretende expandir para os bairros da Capital e de Várzea Grande, e ainda para os municípios do Estado.
“Vamos continuar mais fortes. Quero levar para os municípios e bairros como Pedra 90, Jardim Vitória e de Várzea Grande também. O nosso objetivo será levar o projeto para mais perto dos cidadãos”, afirmou.
Eduardo Botelho também falou sobre a crise no Estado. Ele disse que para os enfrentamentos é preciso da união dos poderes. “Nós temos que nos unir pelo Estado, fazer a união entre os poderes para sair da crise. Temos grandes enfrentamentos e estou pronto para chamar os deputados para as discussões, para trabalhar e ajudar o Estado a sair desta crise”.
Durante todo o discurso o deputado pontuou a importante relação do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa em prol do interesse da sociedade e, ainda, como um apoio às dificuldades do Estado.
“O legislativo é um fórum para a realização de debates da nossa história. Aqui discutimos e enfrentamos as dificuldades que afligem o governo. O Estado precisará de nossa contribuição, das nossas ideias das nossas sugestão, das nossa leis e de nosso emprenho”.
Antes de finalizar, Botelho chamou a atenção para as ações dos colegas parlamentares dentro da Casa. “Tenham consciência de representar 24 deputados que devem fazer tudo que for legalmente possível para que o parlamento mato-grossense permaneça fortalecido”.
Nova Mesa Diretora
A chapa “União e Trabalho”, eleita em setembro de 2016, é presidida pelo deputado Eduardo Botelho (PSB), foi a única a registrar candidatura e obteve 21 dos 24 votos dos parlamentares.
Além de Eduardo Botelho, compõem a nova Mesa Diretoria os deputados Gilmar Fabris (PSD), vice-presidente, e Max Russi (PSB), 2º vice-presidente. Guilherme Maluf (PSDB) vai ocupar a 1ª Secretaria; Ondanir Bortolini (PSD), a 2ª Secretaria; Baiano Filho (PSDB), a 3ª Secretaria, e Silvano Amaral (PMDB), a 4ª Secretaria.
O deputado Guilherme Maluf (PSDB) deixa o cargo de presidente para assumir a função de primeiro-secretário do Legislativo estadual. Maluf ficou à frente da presidência no biênio (2015/2017). Já o deputado Eduardo Botelho, em seu primeiro mandato, assume o cargo de presidente pela primeira vez.