O deputado Wilson Santos (PSDB) fez elogios ao atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), e destacou que o empenho dele deve fazer com que seja o primeiro a ser eleito por 3 vezes consecutivas presidente do Parlamento Estadual.
Até então, o ex-deputado José Riva (sem partido) havia sido presidente por 6 legislaturas, uma única vez o então deputado foi presidente de forma consecutiva. Antes, se dividia entre presidência e primeira-secretaria, os dois mais importantes cargos da Mesa Diretora.
"Senhor presidente, eterno presidente, se eu não estiver equivocado é o primeiro deputado na história deste Eestado a comandar o Parlamento por 3 biênios consecutivos. Ele me prometeu que é a última vez que disputa nesta legislatura", disse falando da situação.
Em público, Botelho não assume à postura de ser novamente candidato à presidência. Porém, quase todos deputados dão aval a uma nova recondução de Botelho como presidente do Parlamento Estadual. A maior disputa é quanto à primeira-secretaria.
O deputado Max Russi (PSB) e o deputado Valdir Barranco (PT) querem se manter no cargo, mas a deputada Janaina Riva (MDB), que hoje é vice-presidente, quer assumir a primeira-secretaria e o deputado Paulo Araújo (Progressistas) que ficar na segunda-secretaria. Eles estão se articulando junto.
Janaina conseguiu a primeira vitória ao conseguir alterar o mês de eleição da Mesa Diretora da Assembleia. A deputada está grávida e conseguiu a aprovação de uma Emenda Constitucional para antecipar de setembro para junho a realização do pleito. Com isso, a eleição será no dia 10 de junho.
Em contrapartida, o deputado Max Russi tenta convencer a maioria para continuar no comando das finanças da Casa, como feitos da sua gestão está a devolução de recursos ao governo do Estado para que sejam usados em ações como a amplição do Hospital Metropolitano.
Max conversou com o Gazeta Digital e disse que vem conversando com todos os deputados e que tenta construir um entendimento com a deputada Janaina Riva.
De outra ponta, o deputado Ulysses de Moraes (DC) apresentou um projeto de resolução para que seja alterada a votação da Mesa Diretora. No início da Legislatura, ele ganhou notariedade ao votar contra a recondução de Botelho ao comando da Assembleia.
Enquete
A constante troca de ministros pelo presidente Jair Bolsonaro compromete a sua gestão?
Não, porque o presidente tem um boa equipe
Sim, a cada mudança a equipe passa por readequações
O presidente está atento a todas as áreas do governo
VotarParcial