Essa foi a primeira de três etapas do curso, que faz parte do processo de capacitação profissional para a Copa do Mundo de 2014, promovido em parceria entre a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sesg) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). As próximas etapas serão realizadas até novembro deste ano.
Participaram dessa etapa 21 profissionais da Polícia Militar (PM), Bombeiros Militar (BM) e Polícia Judiciária Civil (PJC). Foram 142 horas/aulas, em que os alunos puderam adquirir conhecimentos técnicos nas áreas de gerenciamento de crise, psicologia aplicada, técnicas de negociação, noções de criminologia, dentre outras.
Para o coordenador do curso, major PM Ronaldo Roque da Silva, “a capacitação visa à preparação dos profissionais para eventuais ocorrências envolvendo reféns, uma vez que em caso como esse requer ação de pronta resposta diferenciada por parte da segurança pública”.
“O curso foi muito importante por preparar o agente de segurança, de maneira técnica e psicológica, para agir em uma ocorrência dessa natureza”, disse a sargento PM Geandra Carla Nascimento, que atua no Bope.
Da Assessoria