Em solenidade de formatura, realizada na manhã desta quarta-feira (15.02), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) homenageou com a medalha ‘Mérito das Operações Especiais’, 64 autoridades civis e militares que contribuíram com as ações da unidade especializada da Polícia Militar.
As homenagens fazem parte das comemorações do 29º aniversário. Entre os agraciados estão o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas; comandante-geral da PMMT, coronel Jorge Luiz de Magalhães; o ex-comandante-geral da PMMT, coronel Adailson de Moraes; o coronel Paulo Serbija Filho, o sargento da PMMT Carlos Alberto Petronílio, entre outros. Fazem parte da lista oficiais e praças que atuaram e que ainda atuam no Bope.
Logo depois de receber a condecoração, o secretário Rogers Jarbas anunciou a retomada do processo de aquisição de fuzis para as unidades das forças de Segurança Pública de Mato Grosso. Ele também informou que a Sesp está criando uma comissão que terá como tarefa a padronização do material bélico usado pelas polícias no Estado.
Rogers externou a alegria e felicidade pela medalha recebida: “esse é um dos momentos mais felizes nos meus 25 anos de polícia”. Os investimentos feitos pelo Governo do Estado na Segurança Pública também foram lembrados.
O Bope, por exemplo, recebeu ano passado 110 pistolas de última geração (Glock – G17, semiautomáticas e de calibre 9 mm), além de viaturas, coletes balísticos e outros equipamentos.
Para o comandante do Bope, tenente-coronel José Nildo Silva de Oliveira, essa medalha traduz o reconhecimento do trabalho daqueles que serviram a sociedade mato-grossense por meio do Bope ou contribuíram mesmo não integrando os quadros do Batalhão. Aos policiais que integram o efetivo da unidade, diz, a condecoração tem aspecto motivacional.
O comandante-geral da PMMT, coronel Jorge Luiz de Magalhães, disse que têm orgulho, carinho e consideração pelo Bope. O Bope é referência em atuação especializada não apenas para Mato Grosso, mas para o país”, destacou.
O coronel Jorge Luiz observou que o Batalhão recebe solicitações para que policiais seus policiais sirvam e/ou ministrem cursos em outros estados. Aqui, a unidade também capacita policiais de outras forças militares e civis da federação.
BOPE
Criado em 20 de fevereiro de 1988, o Bope chega aos 29 anos como referência de atuação no combate e repressão aos crimes de maior potencial ofensivo – rouba a bancos, tráfico de drogas, assaltos com reféns, entre outros.
É uma das unidades que compõem o Comando de Policiamento Especializado (Cesp), da Polícia Militar. Além do enfrentamento à violência, o Bope interage com a comunidade e revela talentos por meio do projeto social esportivo Judô Bope, criado há cinco anos para atender crianças e adolescentes.
As comemorações de aniversário prosseguem nesta sexta-feira (17.02) o já tradicional torneio de futebol society ‘Gladiator’, com participação de equipes do Bope, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), da Diretoria de Agência Central de Inteligência (Daci) da PM, Casa Militar e Grupo Operações Especiais (GOE) da Polícia Judiciária Civil.
Já no sábado (18.02), a festa será da criançada, na 1ª Corrida do Bope Kids, a ser realizada a partir das 16 horas. No dia seguinte, domingo (19.02), encerrando a programação será com a 2ª Corrida do Bope, com percursos de 5 e 10km.
Fonte: Polícia Militar