Plantão Policial

Bope detona granada encontrada no centro de Cuiabá

Uma granada ofensiva antiga e ativa foi detonada por policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na manhã desta quarta-feira (13), na Praça Ipiranga, em Cuiabá. 

Conforme o comandante do Bope, tenente-coronel José Nildo Silva de Oliveira, o procedimento, seguro e controlado, foi feito por volta das 10 horas. Do acionamento dos policiais à detonação foram cerca de 2 horas de trabalho.

O artefato foi visto por populares que transitavam pela praça, próxima à Rua 13 de Junho. Na ocasião, uma viatura do 1º Batalhão de Polícia Militar que fazia rondas preventivas na região foi comunicada. 

Ao depararem com o material, os policiais acionaram o Bope, que deslocou uma equipe do Esquadrão Antibomba, especializada para esse tipo de ocorrência. Com uso de procedimentos técnicos padrão de segurança foi realizada a detonação e desarticulação da granada. 

Conforme o comandante do Bope, os policiais isolaram todo o perímetro da praça, depositaram o artefato em um local seguro e com uma contracarga foi feita sua detonação e desarticulação do material. 

“Como a gente não sabia se tinha sido modificada a sua originalidade, ou seja, acrescentado qualquer tipo de explosivo dentro dela a mais, foi tomada toda precaução de segurança. O Esquadrão Antibomba utilizou o traje antifragmentação, aproximou, movimentou ela para um local seguro, um recipiente, na verdade um buraco, para que ambiente ficasse controlado e não tivesse nenhum fragmento na hora da sua detonação”, explicou José Nildo sobre o procedimento adotado para a detonação controlada da granada.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em