Cidades DESTAQUE 1

Bombeiros localizam corpo de jovem que estava desaparecida após cair de jet ski no Lago do Manso

Após dois dias desaparecida, a jovem Ana Luiza dos Santos, de 19 anos, foi encontrada morta no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá). A equipe do Corpo de Bombeiros localizou o corpo da jovem nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (19). Ela tinha sido pela última vez no domingo, quando caiu de um jet ski.

Segundo as primeiras informações de populares, Ana Luiza estava sem colete salva-vidas e acabou despencando na água depois que o condutor do veículo aquático efetuou uma curva brusca. O acidente ocorreu na Marina do Sol.

Com o avançado horário da solicitação, foi feito o planejamento da operação, convocação das equipes, separação dos equipamentos e da embarcação para que se iniciasse as buscas no primeiro momento da segunda-feira (18).

Chegando no local, as informações colhidas foram que era um casal que estava num jet ski, ambos infelizmente sem coletes salva vidas e o jet ski sem a habilitação e a documentação necessária, inclusive sendo detido pela Marinha do Brasil. O rapaz que estava na frente pilotando jet ski reportou que ele fez uma curva brusca e a moça se soltou, caindo no lago e não sendo mais avistada. 

As equipes do CBMMT, em regra, fazem primeiro uma busca de superfície rápida e por todas as margens para se certificar de que a vítima não tenha conseguido nadar até alguma margem e esteja na região.

Infelizmente, não foi obtido êxito na busca por superfície e então, começou-se o mergulho autônomo com cilindro de oxigênio. Foi realizado mergulho de busca durante todo o decorrer da segunda-feira, porém sem sucesso. 

Ao cair da noite, devido a baixíssima visibilidade e ausência de segurança para as equipes mergulharem, as buscas foram interrompidas momentaneamente, entretanto os mergulhadores pernoitaram lá no Lago do Manso, com o apoio da Pousada Marina do Sol. 

Na madrugada desta terça-feira (19), por volta de 05h30 da manhã, os mergulhadores ao começarem os procedimentos de busca, colocando a embarcação na água, localizaram o corpo da vítima após o mesmo boiar. O corpo da vítima foi recuperado e os peritos foram acionados para prestar os demais procedimentos cabíveis ao caso. 

“O CBMMT aproveita a oportunidade para reforçar e alertar quanto a necessidade do uso do colete salva vidas. O colete é importantíssimo para qualquer pessoa, independente da habilidade de natação que a pessoa tem, em especial para aquelas que estão em atividades aquáticas em águas abertas, lagos, lagoas, rios. Infelizmente, é comum afogamento de pessoas em atividades recreativas sem o uso do colete salva vidas”, ressalta a corporação.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.