O Corpo de Bombeiros iniciou na manhã deste sábado (31) o combate a um incêndio que destrói deste o dia anterior uma área de assentamento da região de Nova Brasilândia, município a 223 km de Cuiabá. Devido às grandes proporções do incêndio, foi necessário o envio de uma aeronave para medir a extensão da área prejudicada e realizar o combate pelo ar, em auxílio ao trabalho de quatro homens por terra.
A aeronave a ser utilizada é do tipo geralmente empregado para aplicar defensivos agrícolas em lavouras e foi locada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) especificamente para ficar à disposição do Corpo de Bombeiros e realizar este tipo de combate. O equipamento fica no hangar em Cuiabá. Assim que a aeronave chegar à região do incêndio, a equipe deverá fazer o reconhecimento do entorno para encontrar um local de apoio, para se reabastecer de combustível e água para o combate.
Até o momento, as informações sobre o incêndio são poucas e a equipe do Corpo de Bombeiros ainda se desloca. O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), entretanto, adiantou que há suspeitas de que o fogo tenha sido provocado de maneira criminosa e se alastrou graças à baixa umidade relativa do ar.
A área total do assentamento atingido é de aproximadamente 7 mil hectares, segundo o Ciosp. Já há relatos de que o fogo destruiu cercas, pastagem e barracos de famílias assentadas no local.
O local é denominado Assentamento Concisão, a cerca de 120 km de distância do município de Chapada dos Guimarães. Em novembro de 2012, uma aeronave de pequeno porte com quatro pessoas se dirigia a Cuiabá e acabou caindo na área do assentamento. O terreno acidentado na região dificultou o trabalho de resgate dos corpos.
Fonte: G1