Cidades

Bombeiro se emociona ao falar do salvamento de bebê

3º sargento, Josymar; 2º sargento, Antonio Ventura e o soldado Jeovane – Foto: Valquiria Castil 

Entre a tensão e o temor, gerados pelo incêndio no edifício Sunset Boulevard, nesta terça-feira (14), no bairro Araés, em Cuiabá, um dos momentos mais comoventes em todas as mais de seis horas de resgate das vítimas, foi a cena do bombeiro, Jeovane Lázaro da Silva, salvando a pequena Mariana de nove meses de idade.

Ação gravada e postada nas redes sociais gerou comoção e ressaltou o papel primordial dos bombeiros, verdadeiros heróis em diversos casos de extremo risco.

Uma das últimas vítimas a ser resgatada, Mariana, estava no 15º andar do prédio. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros não havia riscos a nenhum deles.

“Logo que o pai me entregou a Mariana, ela começou a estranhar, mas assim que eu a encaixei no meu peito ela se acalmou e desceu tranquilamente”, contou sobre o momento em que a pegou para fazer o rapel.

Há 11 anos na corporação, Jeovane disse nunca ter passado por algo parecido. 

“Foi a primeira vez que uma situação dessas aconteceu comigo, vai ficar marcado por toda a minha vida”, disse o bombeiro, deixando transparecer algumas lágrimas, por estar emocionado ao relatar o que sentiu no momento em que salvou Mariana.

Jeovane, especialista em trabalhar com altura, teve o apoio de outros dois bombeiros, o 2º sargento, Antônio Ventura Morais, e o 3º sargento, Josymar Oliveira da Silva, que deram suporte em toda a descida. 

Josymar ressaltou a união entre os profissionais do fogo, que nunca fazem nada sozinhos. Conforme explicou o sargento, eles utilizam a técnica conhecida como ‘Técnica dos Seis Olhos’. “Um fica olhando o outro, cuidando do outro, é o que nos tranquiliza”, explicou. 

Família de Jeovane

Pai de uma menina de 11 e um menino de seis, Josymar contou o orgulho que sentiu, ao contar para a filha, que era ele quem estava no vídeo, visto por ela. 

“Eu pensava nos meus filhos, e também nos meus sobrinhos. Não tinha como, não se lembrar deles”, afirmou Josymar, ao lembrar-se dos momentos de tensão do resgate. (Com Airton Marques)

Veja o vídeo do salvamento abaixo:

 

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.