Nacional

Bolsonaro se reúne com PSL para apaziguar quiproquós internos

Chegou a hora de passar a limpo as divergências internas do Partido Social Liberal (PSL). O presidente eleito, Jair Bolsonaro, vai se encontrar, nesta quarta-feira, 12, com integrantes de sua legenda para tentar acalmar os ânimos que andam exaltados. Na semana passada, o senador eleito Major Olímpio e os deputados federais eleitos Joice Hasselmann e Eduardo Bolsonaro trocaram acusações em um grupo reservado de WhatsApp. Em seguida, o bate-boca entre Olímpio e Joice continuou no Twitter. Inicialmente, as discussões abarcaram a definição e o papel das lideranças do partido e a relação com líderes de outras legendas.

Segunda maior bancada da Câmara, perdendo apenas para o PT, o PSL tem enfrentado as dores de um crescimento acelerado. Na semana passada, Joice confirmou sua intenção de se tornar líder do partido na Câmara, acrescentando que, em sua opinião, a articulação política do partido está “abaixo da linha da miséria”. Olímpio rebateu dizendo ele e o deputado Waldir estavam mantendo diálogo com o Congresso, a pedido do presidente eleito, por serem veteranos. Joice, então, insinuou que isso era feito por debaixo dos panos.

Depois, foi a vez de Eduardo Bolsonaro se juntar à trupe da discussão. Ele disse estar costurando apoios discretamente sem que isso colocasse em risco a relação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que poderia acelerar as pautas bombas durante gestão de seu pai. Ontem, Joice e Eduardo postaram uma foto nas redes sociais anunciando as pazes. A realidade tende a ser mais complexa que a frivolidade das redes sociais.

Uma das pautas que tende a continuar gerando polêmicas até janeiro é o comando da Câmara. Na terça-feira, 11, Bolsonaro falou abertamente que o PSL não vai apoiar a candidatura de Maia à reeleição, citando que tem “outras preferências” para o comando da Casa, de acordo com o blog da Andreia Sadi, na segunda-feira, 10.

Além do encontro com partidários do PSL, o presidente eleito vai se reunir, nesta quarta-feira, com integrantes do DEM e do PP. Tudo para costurar a governabilidade a partir de janeiro. As conversas, que começaram na semana passada, têm fluido melhor com as outras legendas do que dentro do próprio PSL.

Bolsonaro também vai ter reunião com o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Está previsto ainda almoço com a sua turma de formandos da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Clube do Exército. Legislativo, estados e militares — um tripé que o próximo presidente terá que equilibrar para levar a cabo as transformações que prometeu.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus