Mix diário

Bolsas da Europa fecham em alta com payroll acima do previsto e sinal da China para acordo

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, 2, impulsionadas por dados melhores que o esperado sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos em abril. O sentimento também foi favorecido pela sinalização de que a China está disposta a retomar negociações comerciais com os EUA.

Em Londres, o FTSE 100 avançou 1,17%, aos 8.596,35 pontos, encerrando a semana com alta de 2,30%. Em Milão, o FTSE MIB subiu 1,92%, a 38.327,94 pontos, acumulando avanço de 5%. Em Lisboa, o PSI 20 recuou 0,38%, aos 6.965,57 pontos, mas ainda assim fechou a semana com alta de 1,88%.O DAX, em Frankfurt, teve valorização de 2,49%, aos 23.057,34 pontos, com salto semanal de 5%. Já o CAC 40, de Paris, subiu 2,33%, para 7.770,48 pontos, somando alta de 3,8% na semana. Em Madri, o Ibex 35 avançou 1,20%, aos 13.447,51 pontos, com ganho semanal mais modesto, de 0,60%. Os dados são preliminares.

A maioria das praças europeias ficou fechada nesta quinta, dia 1º, devido ao feriado do Dia do Trabalho, com exceção de Londres, que teve pregão de baixa liquidez e leve oscilação.

No radar corporativo, o destaque ficou com a britânica Shell, que subiu 2% após divulgar resultados trimestrais acima do esperado. O banco NatWest também agradou, mas terminou com alta modesta de 1,30%, depois de ter subido mais de 2% durante o dia.

No front macroeconômico, a China manifestou interesse em retomar o diálogo tarifário com os EUA, mas exigiu que Washington corrija “práticas equivocadas” e elimine tarifas unilaterais. Paralelamente, a União Europeia estuda ampliar em 50 bilhões de euros as importações de produtos americanos, numa tentativa de reduzir tensões comerciais.

Já na zona do euro, a inflação ao consumidor (CPI) se manteve em 2,2% em abril, contrariando a expectativa de desaceleração para 2,1%, o que a manteria mais próxima da meta de 2% do Banco Central Europeu. Os índices de atividade industrial (PMIs) da região e da Alemanha foram revisados para cima, mas seguem abaixo da marca de 50, que indica contração do setor manufatureiro.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve