Mix diário

Bolsas da Europa fecham em alta com otimismo sobre tarifa e estabilidade do Fed

As bolsas da Europa encerraram o pregão desta quarta-feira, 23, em alta, apoiadas por declarações favoráveis do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre tarifas à China. O republicano também negou ter a intenção de demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, o que ajudou a aliviar parte da tensão recente nos mercados.

O CAC 40, em Paris, avançou 2,13%, aos 7.482,36 pontos, enquanto o Ibex 35, em Madri, subiu 1,52%, aos 13.208,30 pontos. O PSI 20, de Lisboa, teve alta de 0,10%, aos 6.836,79 pontos. Em Milão, o FTSE MIB subiu 1,42%, a 36.457,68 pontos. O DAX, da Bolsa de Frankfurt, avançou 3,14%, a 21.961,97 pontos. Em Londres, o FTSE 100 ganhou 0,90%, aos 8.403,18 pontos. Os dados são preliminares.

A SAP liderou os ganhos do índice DAX com salto de 10,6%, após anunciar alta de 58% no lucro. A BMW subiu 2,59% após alinhavar parceria com a chinesa DeepSeek. Na França, a Eurofins Scientific disparou 12% depois de o grupo de laboratórios reportar receita mais alta e endossar projeções para 2025. A Danone avançou 0,79% com resultados de vendas. Já os ativos de tecnologia ficaram no radar e o índice Stoxx 600 subiu 4,74% após multas da União Europeia à Apple e à Meta.

Ontem, Trump sinalizou que as tarifas impostas pelos EUA a produtos chineses “não serão tão altas”. Também afirmou “não ter intenção” de demitir Powell. Nesta quarta, o presidente voltou a dizer que busca “um acordo justo com a China” e destacou que “todos os países querem fazer acordos”. Segundo a imprensa internacional, Trump também quer que o Reino Unido reduza sua tarifa automotiva de 10% para 2,5%.

Mais cedo, o comissário de Economia e Indústria da União Europeia, Valdis Dombrovskis, declarou que o bloco está disposto a negociar um novo acordo comercial com os EUA.

Em dia de apetite por risco, os dados fracos da atividade econômica na Europa acabaram ficando em segundo plano. O PMI composto da zona do euro caiu para 50,1 pontos, enquanto o índice do Reino Unido e o da Alemanha também mostraram recuo.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve